fbpx

9 dicas de Biologia para o Enem 2014

Dicas de Biologia

Dicas-de-Biologia

Na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias aplicada no primeiro dia do Enem, é cobrada os temas de Biologia relacionados com assuntos do dia a dia intercalando com quentões interdisciplinares. Por isso, selecionamos 9 dicas sobre biologia para o Enem 2014. Confira e se prepara para o exame.

DICA 1: Fotossíntese – um dos principais processos que ocorrem, realizado por bactérias, algas e vegetais. Este sobre a importância da fotossíntese para a sobrevivência dos seres vivos; características do processo; produção de moléculas complexas e oxigênio para a atmosfera.

DICA 2: Ecologia – na ecologia as questões são sempre relacionadas com temas atuais, portanto estude e leia sobre sustentabilidade; poluição; desmatamento; geração de energia; aquecimento global e destino do lixo. Além disso, é preciso ter conhecimento sobre o fluxo de energia, relações ecológicas, teia e cadeia alimentar e ciclos biogeoquímicos.

DICA 3: Evolução – aqui, foque nas Teorias de Lamarck e Darwin, formação e mecanismos das espécies; melanismo industrial; modificações dos seres vivos; fixismo; bases do evolucionismo; existência de fosseis; evidências embriológicas; órgãos homólogos, análogos e vestigiais; comparações entre proteínas; o conceito da adaptação.

DICA 4:  fisiologia – sistemas do corpo e relação com o cotidiano; exercícios físicos; dietas de alimentos; mudanças climáticas; vírus e bactérias; prevenção e combate a doenças geradas por vírus e bactérias; parasitoses; ciclos de vida de parasitas e profilaxias. Além disso, leia sobre a Dengue que foi destaque neste ano no Brasil.

DICA 5: Genética e biotecnologia – Primeira e Segunda Leis de Mendel; definição de genótipos e fenótipos; cálculos de probabilidade; técnicas e conceitos do DNA; DNA recombinante; terapia gênica; clonagem; técnicas usadas em transgênicos e diferentes opiniões sobre o assunto.

DICA 6: Citologia – mecanismos de replicação; ácidos nucleicos; síntese de proteínas; metabolismo celular e o controle; tradição e transcrição do DNA; componentes celulares; organelas; difusão e osmose; respiração; definição de biologia celular e estudo sobre as células.

DICA 7: Fluxo de energia – questões relacionadas também aos ciclos de matéria nos ecossistemas. Por isso, fique atento a matérias sobre consumidores, produtores, decompositores, heterotróficos, teias alimentares e outros que não foram citados em Ecologia.

DICA 8: Biocombustíveis – vale a pena revisar este assunto, devido ao fato de sermos um dos maiores produtores de biocombustíveis do mundo e mesmo assim sofremos com o alto preço e a falta de combustíveis no mercado. Para isso, fique atento nas reportagens que saíram sobre o tema em diversas regiões do Brasil.

DICA 9: Dinâmica das populações e comunidades – neste ponto a dica é focar em estudos importantes e que caem anualmente em questões do Enem. Portanto, estude sobre flutuações da população e determinantes populacionais; e conceitos e características sobre competição, predatismo, alimentação e parasitismo.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...