fbpx

Se você acertar 10 destas 12 perguntas, deveria tentar a Faculdade de Agronomia

O que sabemos é que o engenheiro agrônomo ou engenheiro agrônomo trabalha para melhorar e conservar a qualidade e a produtividade de plantações e rebanhos. Mas, para ter sucesso na carreira de agronomia é preciso ir além. Por isso, antes de escolher uma carreira em agronomia é necessário responder o questionário a seguir e conhecer, de fato, o perfil do profissional de Agronomia.

Você gosta da natureza?

Quem escolhe essa área de estudo precisa amar a natureza e ter vocação para trabalhar com ela. Todas as áreas de atuação da agronomia estão relacionadas a alguma parte da natureza.

Você tem habilidades com planejamento?

Além de trabalhar em lavouras, os engenheiros agrônomos atual também em escritórios fazendo o planejamento de propriedades, de florestas, de tendências, em laboratórios. Em todas as áreas é preciso ter habilidade em planejamento.

Você tem habilidades para solucionar problemas?

O engenheiro agrônomo trabalha com toda a cadeia produtiva de uma fazenda, desenvolvendo técnicas, solucionando problemas e orientando os agricultores em práticas e melhoramentos possíveis para suas propriedades. Por isso, é preciso habilidades para solucionar problemas.

Você é uma pessoa criativa e curiosa?

Para conseguir desenvolver as habilidades citadas no item anterior e solucionar problemas, o bom engenheiro agrônomo deve ser curioso, criativo e adaptável para mudanças de percurso dentro das estratégias traçadas.

Você é uma pessoa comunicativa?

Em todas as áreas de atuação da agronomia, é preciso ter uma boa capacidade de comunicação. É preciso ter boa comunicação para gerenciar equipes de forma calma e agregadora e alinhar as necessidades dos clientes.

Você gosta de números?

Os conhecimentos em matemática, estatística e em computação também são muito visados nos dias atuais, porque permitem a otimização e automação de diversos processos. E, na área de agronomia ter esses conhecimentos é fundamental.

Você se preocupa com a sociedade como um todo?

Para ser um bom engenheiro agrônomo é preciso ter interesse para contribuir para a produção de alimentos, agroenergia e fibras, bens fundamentais para o desenvolvimento harmônico da sociedade.

Você consegue fazer coisas diferentes ao mesmo tempo?

Na agronomia é preciso dominar inúmeras técnicas de cultivo e criação e pode atuar em diferentes etapas de todo o processo de produção, englobando desde o plantio até a colheita, ou mesmo da criação até o abate. Por isso, é preciso ter habilidade para fazer coisas diferentes ao mesmo tempo.

Você gosta de pesquisas?

O engenheiro agrônomo pode atuar como pesquisador e na elaboração de estudos de análise técnico-econômica e políticas setoriais. Mas, para isso tem que ter aptidão para pesquisas.

Você se preocupa com o meio ambiente?

Cada vez mais está sendo essencial que o engenheiro agrônomo busque soluções ecologicamente corretas e com responsabilidade social. Por isso, além de gostar da natureza é preciso se preocupar com o meio ambiente.

Você busca inovação?

Agronomia é considerada uma das principais áreas de inovação e está já na lista das profissões que serão mais disputadas nos próximos anos. Por isso, o profissional precisa ser inovador e buscar conhecimento constantemente.

Você gosta de trabalhar em equipe?

A Agronomia também é baseada em trabalho em equipe. E sem trabalho em equipe, você não terá sucesso nessa área. Por isso, é preciso mostrar empenho no trabalho em equipe desde a faculdade. Isso porque em qualquer área de atuação da agronomia haverá trabalho em equipe.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...