fbpx

Se você acertar 10 destas 12 perguntas, deveria tentar a carreira de Pedagogia

É durante a infância ao iniciar os estudos no ensino fundamental que surge na vida de muitos o desejo de ser professor. Mas, será que você realmente está apto para tentar uma carreira de pedagogia? Nem sempre os desejos de vida estão entrelaçados com as reais habilidades profissionais. Confira algumas questões que te farão repensar ou ter certeza da sua escolha. Se você acertar 10 destas 12 perguntas, deveria tentar a carreira de pedagogia.

Você gosta de ensinar?

O pedagogo lida com a formação de sujeitos em suas diversas áreas de atuação. É um profissional que está sempre apto a ensinar e apresentar novos conhecimentos.

Você está apto a aprender?

A pedagogia tem como base os quatros pilares da educação: aprender a aprender, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a conviver, servindo de base para a pedagogia.

Você busca atualização e inovação?

O pedagogo precisa sempre estar atualizado, não se pode formar e estacionar em uma escola hoje ele precisa muito mais do que pegar na mão do aluno e ajudar ele a escrever. É preciso buscar inovação nas áreas de trabalho.

Você tem interesse pela formação das pessoas?

Quem pensa em cursar Pedagogia, deve ter vocação para ensinar e interesse pela formação das pessoas. As habilidades e competências que um pedagogo deve ter quando se forma  na graduação estão relacionadas a capacidade de lidar com o outro de uma forma educacional.

Você gosta de planejamento?

O pedagogo é um educador que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais voltados para a Educação Básica. Suas atividades visam constante planejamento diário.

Você é responsável?

O pedagogo precisa ser, sobretudo, uma pessoa responsável. É preciso ter responsabilidade e ética, porque em suas mãos é o futuro e a formação de várias pessoas.

Você pensa em exercer a convivência como profissão?

Os profissionais da pedagogia exercem sua função pelas relações humanas, por meio de um convívio intenso e diário. Para ser pedagogo, é preciso acompanhar os processos de aprendizagem e estar a todo o tempo avaliando resultados.

Você tem habilidades para lidar com outras pessoas?

Em todas as áreas de atuação da pedagogia é preciso lidar com outras pessoas, seja crianças, adultos ou pessoas com necessidades especiais. O pedagogo, leciona na Educação Infantil e nas cinco primeiras séries do Ensino Fundamental. O pedagogo também dá assistência aos estudantes com o uso de métodos pedagógicos e psicológicos.

Você gosta de trabalho em equipe?

Uma das áreas de atuação do pedagogo é na coordenação pedagógica. Nesse caso é preciso acompanhar, orientar e avaliar os professores, a rotina da escola e o processo de aprendizagem dos alunos. O que exige um trabalho em equipe.

Você busca desafios?

A pedagogia enfrente diversos desafios diariamente e é preciso sempre inovação para conseguir permanecer no mercado. Além disso, uma das áreas de atuação é na educação especial, onde é preciso elaborar material didático ou ministrar aulas para crianças e adultos portadores de necessidades especiais.

Você é uma pessoa criativa?

É preciso ser criativo e inovador e estar sempre aberto à mudança de atitude. Também é necessário apresentar interesse na transformação social e desenvolvimento de pesquisas, ter compromisso social e preocupação com o desenvolvimento educacional nos níveis nacionais e internacionais.

Você pensa em transformar o mundo?

Se você é daqueles insatisfeitos com alguns aspectos da sociedade e deseja colocar o seu potencial de mudança em prática, pela pedagogia pode-se trabalhar atuando na formação de cidadãos íntegros e autênticos.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...