fbpx

Universidades em São Paulo

Aos brasileiros que pretendem concorrer a alguma vaga das 59 universidades federais do Brasil, uma boa opção está no Sudeste Brasileiro, especificamente em São Paulo onde encontramos 3 instituições federais de ensino superior visivelmente comprometidas com a qualidade na educação.

Conheça as Universidades Federais em São Paulo

UFABC – Universidade Federal do ABC

A Universidade Federal do ABC (UFABC) possui dois campi, o de Santo André e o outro Campus São Bernardo do Campo, além da Sede Administrativa.

O Projeto Acadêmico da UFABC tem como meta a criação de um ambiente acadêmico favorável ao desenvolvimento social, propondo uma matriz interdisciplinar no campo de conhecimento científico e tecnológico. Privilegiando a capacidade de inserção social, incluindo visão histórica da nossa civilização de modo que o individuo esteja hábil a contribuir para a busca de soluções de problemas regionais e nacionais.

Para isso conta com a cooperação com outras instituições de ensino e pesquisa e instâncias do setor industrial e do poder executivo, legislativo e judiciário. A Universidade dispõe de Cursos na área de graduação, pós-graduação, e extensão e para ingressar para graduar-se nessa instituição é preciso participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ou mediante transferência.

UFSCar – Universidade Federal de São Carlos

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), também dispõe de cursos na área de graduação, pós-graduação e extensão. Ela foi fundada em1968 e é a única Universidade situada no interior de São Paulo. Possui quatro campos: São Carlos, Araras, Sorocaba e o mais recente Lago do Sino, onde os 3 primeiros campus possuem vagas de moradia estudantil.

A Universidade dispõe de cursos em 8 Ciências:

  • Ciências Agrárias;
  • Ciências biológicas e da Saúde;
  • Ciências em gestão e tecnologia;
  • Ciências e tecnologias para a sustentabilidade;
  • Ciências exatas e de tecnologia;
  • Ciências humanas e biológicas;
  • Educação e ciências humanam e;
  • Ciências da natureza.

Para ingressar nessa instituição é preciso estar atento ao calendário da instituição que dispõe vestibular para ampla concorrência, indígenas e até refugiados.

Unifesp – Universidade Federal de São Paulo

Universidades federais São Paulo

E por fim, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) que mantém os cursos ministrados nas áreas de medicina, enfermagem, ciências biológicas, fonoaudióloga e tecnologia oftálmica desse modo sendo responsável pela formação de qualidade de recursos humanos e pelo desenvolvimento da pesquisa científica em saúde, desse modo sendo tradicionalmente reconhecida.

Conta com a utilização do maior hospital universitário brasileiro, Hospital São Paulo que é referência em procedimentos de alta complexidade. Nele os estudantes de graduação e pós-graduação exercitam a pratica clínica. Para ingressar nessa instituição fazendo parte do corpo de alunos de um dos 6 campi o caminho é um só: Sistema de Seleção Unificada. Onde o candidato necessita obter nota mediante o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), desse modo a Unifesp visa destinar 25% das suas vagas aos candidatos com maior vulnerabilidade econômica.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...