fbpx

Importante: 5 tipos de redações que mais caem nos vestibulares

Tipos de redação – Na maioria das vezes a própria Universidade estabelece o estilo de texto a ser feito na redação. Mas, nem sempre isso acontece. Ás vezes são dadas várias sugestões e o candidato é quem escolhe. Mas eis a questão: qual o tipo de texto que irá ajudar a se sair melhor? Visto que a dissertação não é o único estilo textual cobrado. Selecionamos os tipos mais comuns de redação para que você possa compreender melhor e saber escolher.

redação tipos

Dissertação: trata-se do tipo mais comum de redação. Aqui é preciso expor uma ideia e defende-la através de argumentos sólidos. É necessários expor ideias contrárias sobre o assunto proposto e fundamentar a opinião. No geral, o texto é estruturado por introdução, desenvolvimento e conclusão (início, meio e fim). Na dissertação é usado termos impessoais e objetivos, comuns na terceira pessoa do singular. Use frases curtas e evite gerúndio, gírias e termos coloquiais.

Narração: no narrativo, é necessário mostrar uma história em fatos envolvendo personagens. Deve conter introdução, desenvolvimento contando o desenrolar da história e o fim com o resultado da situação apresentada. O texto precisa ser coerente e atrativo. Os pronomes são usados em primeira ou terceira pessoa, e o vestibulando pode usar mais da imaginação, emoção e poesia.

Estilo Jornalístico: em linguagem jornalística, o que deve predominar no texto é a clareza, impessoalidade e objetividade. No estilo jornalístico deve-se responder as seguintes questões: o que, quem, quando, onde como e por que, ainda no primeiro parágrafo. Deve prevalecer a informação, voz ativa e frases curtas. Palavras simples também são utilizadas. Evite os pronomes demonstrativos, possessivos e artigos indefinidos.

Comentário: trata-se de um estilo usado em situações que envolvem ambientes virtuais. Uma das características deste estilo é a autonomia dada ao estudante. Mas, vale lembrar que o texto precisa ter um propósito e ser sustentado por fundamento nos elementos de argumentação. Deve ser usada uma linguagem clara, coloquial e sintética.

Carta: é mais comum a carta argumentativa, que deve ser explicitada a razão do pedido ou reclamação. A carta é dirigida para uma única pessoa, sendo necessária a adequação da linguagem usada. A estrutura contém: data e local no início, saudação (querido, excelentíssimo, senhor….), o texto e uma despedida com assinatura.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...