Redação oficial- O melhor curso de redação

284

Redação Oficial é considerada a maneira pela qual o Poder Público redige suas comunicações. Este tipo de redação é caracterizado pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, formalidade, clareza, uniformidade e concisão. Portanto, tem como finalidade comunicar para que a mensagem seja transmitida e compreendida por todos. Mas, você pode tirar todas as dúvidas fazendo um curso na Escrever Online.

A redação é considerada o foco principal dos vestibulandos. Além de um texto argumentativo com o uso formal da língua portuguesa, é exigido, em algumas provas, elaboração de textos no padrão da Redação Oficial, que é bem diferente da redação dissertativa. Para que você possa se preparar melhor, separamos algumas das dúvidas e soluções em relação a este tipo de redação. Além disso, você pode tirar todas suas dúvidas fazendo um curso na Escrever Online.

Redacao oficial enem

Os itens mais cobrados na Redação Oficial é o padrão ofício, onde deve se elaborar um oficio e um aviso, elaboração de um parecer, uma ata, e um memorando. Quanto à concordância, a mesma deve ocorrer em terceira pessoa, pois o verbo deve concordar com o substantivo, que é o núcleo da locução. Em caso de adjetivação é preciso usar o gênero gramatical que se refere ao sexo da pessoa com quem está se comunicando, e não o substantivo. Além disso, os pronomes possessivos que se referem ao interlocutor devem ser na terceira pessoa.

Redação Oficial para vestibular

  1. Concisão: seja breve. Faça um texto que transmita muitas informações com poucas palavras. Mas, para isso acontecer você precisa dominar o assunto abordado.
  2. Impessoalidade: evite as impressões pessoais como “em minha opinião”, “eu acho que”, ou “e ai cara, tudo bem?”.
  3. Expressões artificiais: evite o uso de expressões artificiais e não os confunda com respeito. As expressões devem ser diretas e objetivas. Nada de “tenho a honra de”.
  4. Pronomes de tratamento: utilize de forma adequada esses pronomes. Use, por exemplo, Vossa Excelência no decorrer do texto se o mesmo for direcionado ao Ministro do Tribunal Superior.
  5. Fechos: além de fechar a redação, os fechos devem saudar também o destinatário. Precisa ainda da assinatura e identificação de quem está escrevendo. Pode ser usado dois fechos: atenciosamente (para alguém da mesma hierarquia ou inferior), e respeitosamente (para superiores, inclusive o Presidente).

Outra dica importante é começar a prova pela redação, assim aumentam as chances de pensamentos com clareza e produção de uma excelente redação oficial. Se o texto for produzido após a prova, corre o risco de o candidato estar com a cabeça quente e a pressionado pelo tempo. É importante ainda ler o tema proposto com atenção, pois uma interpretação errada pode gerar um texto inapropriado e correr o risco de anulação. Leia quantas vezes for necessário o tema da redação oficial.

Embora seja uma redação oficial, vale ressaltar que todo texto precisa ter introdução, desenvolvimento e conclusão. O parágrafo inicial, de um oficio, por exemplo, deve contextualizar a situação, e os seguintes apresentar argumentos, já o último a conclusão do que foi exposto. Na argumentação, use exemplos para fortificar cada ponto apresentado.

Redação dissertativa

A redação dissertativa tem como principal característica a defesa de uma ideia ou questionamento, que deve abordar o assunto determinado na prova de vestibular. Geralmente, é realizada a partir da introdução, seguido de desenvolvimento e conclusão. Na introdução é preciso apresentar os pontos que serão abordados e defendidos ao longo do texto.

Já o desenvolvimento, é quando se dilatam as ideais apresentadas na introdução, com argumentos convectivos e dados concretos. A conclusão é o desfecho de tudo que foi falado, baseado em argumentos. Aqui o aluno pode acrescentar suas opiniões para defender a ideia, desde que as mesmas sejam apresentadas com credibilidade e consistência, sem deixar para trás o formato de persuasão. Você pode também tirar todas suas dúvidas fazendo um curso na Escrever Online.

Aulas de redação

Nem sempre a Redação Oficial é abordada de maneira clara, por isso fazer aulas extras de redação é uma excelente opção. A redação é a combinação de frases e classes de palavras, por isso você precisa ficar atento e aprender gramática para a hora de escrever. Neste momento, o professor é a referência, e a gramática o caminho para escrever certo.

Procure aulas de redação criativas, e após você escrever sobre algum tema, pesquise sobre o mesmo, descubra opiniões diferentes sobre o assunto e depois corrige sua redação para verificar os erros, acertos e os pontos em que você precisa trabalhar ainda mais. Dúvidas surgem a todo o momento, e você pode tirar todas as dúvidas fazendo um curso na Escrever Online.