fbpx

Prouni 2015- Veja como funciona o Prouni

Para os alunos que prestaram o ENEM 2014 e já receberam a nota, começou a busca por uma vaga na universidade. Muitos alunos vão lutar por uma das mais de 200 mil vagas disponibilizadas pelo SISU 2015, para universidades e institutos federais, além de algumas universidades estaduais. Porém como mais de 5 milhões de alunos fizeram o ENEM 2014 as vagas não são suficientes e é para que mais alunos possam fazer um curso superior e ter um futuro melhor que o Governo Federal criou o Prouni.Prouni

O que é o Prouni?

O Programa Universidade para todos ou simplesmente Prouni é um projeto criado pelo Governo Federal do Brasil que ajuda alunos a serem admitidos no ensino superior. O Prouni foi iniciado em 2004 e consiste em conceder bolsas de estudos de 50 ou 100%, bolsas parciais ou integrais para as faculdades e universidades particulares.

Como ingressar no Prouni

As inscrições do Prouni acontecem 2 vezes ao ano, no começo do primeiro e do segundo semestre. E para se inscrever no programa e garantir a bolsa, o aluno deve obrigatoriamente ter feito o ENEM no ano anterior, nesse caso o ENEM 2014. O aluno também deve ter uma média de 450 pontos no mínimo e não pode ter zerado a nota da redação.

Todos os anos o governo libera as inscrições no site do Prouni, assim como o SISU. O aluno deverá informar o número de inscrição do ENEM e o número de seu CPF, além da senha cadastrada no site do ENEM, a mesma usada para a inscrição do SISU.

As exigências do Prouni

O aluno que tem interesse numa bolsa de estudo do ProUni 2015 precisa seguir algumas exigências, como: ter feito o ENEM  no ano anterior ( nesse caso o de 2014), precisa de uma pontuação mínima ( 450 pontos) estabelecida pelo MEC, e também não ter tirado zero na prova de redação.

Para ser contemplado com a bolsa integral, o estudante deve ter uma renda familiar de R$ 1,185 (até um salário mínimo e meio por pessoa da família). Para uma bolsa parcial o aluno precisa ter uma renda de R$ 2,370 (até três salários mínimos).

O aluno também necessita se ajustar a outras condições como: ter alguma deficiência ou ter cursado o ensino médio integralmente em escola pública, ter cursado o ensino médio em escola privada com uma bolsa integral da escola ou ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e em escola privada, sendo bolsista da escola. O aluno também pode ser professor (a) da rede pública de ensino.

A contemplação com a bolsa de estudos

Depois de tudo comprovado uma delegação do Ministério da Educação e do Sistema do Prouni (sisprouni) vai analisar as inscrições, de acordo com as suas opções e as notas obtidas no Enem e vai indicar quem é mais adequado para receber as bolsas, é crucial salientar que é fundamental tirar boas notas no ENEM para ter a aprovação no ProUni. E assim como no SISU, os alunos com melhores notas, serão contemplados com uma bolsa integral ou parcial.

Prouni Inscrição- Como escolher a bolsa

O aluno ao fazer sua inscrição no Prouni 2015 vai escolher duas alternativas de curso, na mesma faculdade ou em faculdades diferentes. Você encontrará mais informações no site do Prouni. O resultado do ENEM 2015 já saiu, no entanto as inscrições do Prouni 2015 serão realizadas somente após as inscrições do SISU 2015. Mas se quiser ver a lista de faculdade que participam do programa basta acessar o http://siteprouni.mec.gov.br/.

Depois da inscrição no site do Prouni os estudantes precisam comparecer às instituições de ensino, com os documentos que vão comprovar as informações fornecidas  em sua ficha de inscrição, de acordo com a portaria do MEC que regulamenta cada processo seletivo.

A faculdade vai conferir os documentos apresentados pelo estudante para comprovar as informações fornecidas na inscrição no site. A faculdade pode pedir outros documentos que julgue ser necessário para comprovação, esse procedimento tem o objetivo de mostrar transparência e lealdade na seleção realizada, pois o objetivo do Prouni é dispor bolsas de estudo a estudantes mais necessitados.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...