fbpx

Passou em segundo semestre? Veja dicas de como aproveitar o tempo livre!

Uma boa parte dos calouros 2016 só irá freqüentar a Universidade a partir de agosto.  Para esses alunos que foram aprovados na segunda turma do ano letivo, o ano acadêmico demora um pouco mais para começar, ou seja, o aluno tem um semestre inteiro para praticar outras atividades, enquanto espera as aulas iniciarem! Para quem está na turma do segundo turma a vantagem é a de poder ficar livre dos estudos por um semestre, já com a vaga na faculdade garantida.

dicas-para-faculdade

Assim, essa pode ser a oportunidade de se preparar melhor para o curso e para a vida no Ensino Superior, ou ser a chance de retomar atividades que ficaram de lado durante a preparação para o vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Esta é uma excelente época para o estudante se conhecer melhor, entender suas necessidades e prioridades. Ele pode conhecer melhor o que o espera nos próximos anos, mas o fundamental é descobrir, sozinho, aquilo a que realmente quer se dedicar, não só por um semestre.

Quem passou em segunda turma precisar aprender a lidar com a ansiedade pelo início das atividades. Uma boa dica é conferir os estágios, como funcionam e quais as oportunidades que você terá disponível quando iniciar as aulas.

Também é possível agendar uma visita a alguma empresa ou instituição relacionada à área em que você vai trabalhar para ver o dia a dia dos empregados e tirar dúvidas. O tempo livre pode ser aproveitando também para descansar e se aprimorar enquanto os desafios da faculdade não chegam.

Confira as nossas dicas para quem entrou na 2º turma

1) Converse com os aprovados, conheça os colegas, assim já começará as aulas com algumas afinidades!

2) Se o curso exige leituras obrigatórias, adiante-se: comprar os livros e, quem sabe, faça algumas leituras

3) Se a faculdade exige créditos complementares, pesquise com antecedência os fóruns acadêmicos e as oportunidades ligados a sua área.

4) Procure estágios e conheça os setores da faculdade que oferecem bolsas. Se for do seu interesse, veja as oportunidades de iniciação científica!

Para passar o tempo confira nossas sugestões de atividades: 

  1. Curso de línguas: Não importa o curso, saber outra língua sempre será um diferencial no currículo, invista em um curso de inglês e saia na frente!
  2. Intercâmbio: Que tal ganhar experiência internacional? Estudar fora do Brasil sempre conta muito no currículo! Nesse tempo sem estudar, conheça outro país, outra cultura, além de aprimorar o idioma.
  3. Descubra a nova cidade: Para quem passou em uma universidade longe da cidade natal ou que reside, também é a chance de pesquisar o lugar para alugar e conhecer a nova cidade.
  4. Por fim, relaxe! Se prepare para o trote, para conhecer novos amigos e claro, viver os melhores anos da sua vida.
administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...