fbpx

O que estudar para o vestibular (7 passos essenciais!)

O que estudar para o vestibular

O que estudar para o vestibular? Além de estabelecer um plano de estudos, é preciso que o vestibulando encontre um local confortável, sem sons, sem contatos com outras pessoas ou algo que possa distrair a sua atenção e concentração. Antes de iniciar os estudos, organize seu tempo e dedique de quatro ou cinco horas aos estudos, intercalando com intervalos de até 20 minutos a cada hora e meia. Separamos alguns passos para que você consiga estudar melhor e de forma mais adequada, garantindo sucesso no vestibular.
o que estudar para vestibular

1º Passo: Colete materiais de apoio, como livros e apostilas de cursinhos. Você pode encontrar esses materiais em bancas de jornal ou com aquele amigo que passou por cursinhos e não usa mais esses materiais.

2º Passo: É preciso você identificar as matérias em que tenha mais dificuldades e dedicar mais tempo a elas. Se necessário, peça ajuda aos amigos que são craques nessas matérias.

3º Passo: Estude Redação. Geralmente os temas são os acontecimentos atuais divulgados na mídia e que tenha causado impacto na sociedade. Portanto, faça algumas redações com possíveis temas, como questões sociais e ambientais, e redija com clareza e argumentos consistentes. Preste atenção nos erros de português e evite-os.

4º Passo: Estude Química, Física e Matemática. Ligações atômicas, conceitos, cálculos estequiométrico; funções orgânicas; tabela periódica e exercícios relacionados também são importantes. Use alguns exercícios para treinamento. Quanto à matemática, estude  álgebra, geometria, geometria analítica, trigonometria. Na física, dê atenção para composição de movimentos, movimento circular e uniforme, espelhos planos e esféricos, e equações.

5º Passo: Estude História e Geografia. Dê destaque para questões sobre nova ordem mundial e ditaduras militares na América Latina. Feudalismo, capitalismo, renascimento e cultura clássica. Industrialização, desenvolvimento tecnológico e migração.

6º Passo: Mantenha-se informado e atualizado. Em todos os vestibulares caem questões do dia a dia e da atualidade. Além disso, a redação é sempre baseada em algum acontecimento atual. É preciso ler jornais, revistas, sites de informações, blogs. E ficar de olho nos possíveis temas de redação, tanto para o ENEM quando para todos os vestibulares 2015.

7º Passo: Leia os livros citados no Edital do seu vestibular. Alguns vestibulares liberam uma lista de obras literárias de leitura obrigatória. Guarde um tempo para essas leituras, ela ampliará sua competência no vocabulário, necessário para uma boa redação.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...