As 10 Melhores Universidades de Medicina da América do Sul

19487

Estudar Medicina no Exterior

medicina

Navegando pelos grupos de estudos para o ENEM e vestibulares no Facebook, eu encontrei uma discussão muito bacana sobre estudar Medicina no exterior, a discussão aconteceu no grupo Projeto Medicinaum usuário do grupo recebeu uma mensagem com uma proposta para estudar medicina no exterior, se não me engano na Argentina. Resolvi então pesquisar as melhores universidades para estudar Medicina fora do Brasil, uma lista com as 10 melhores, mas antes quero abordar outros assuntos como: Prós e Contras de estudar Medicina no Exterior, quanto custa para estudar Medicina fora do Brasil e mercado de trabalho para médicos formados em universidades estrangeiras.

Prós e Contras de estudar Medicina no Exterior

Uma grande dúvida de muitos estudantes que querem fazer medicina é se vale a pena estudar medicina no exterior, países como Bolívia, Argentina, Peru entre outros recebem todo ano centenas de estudantes brasileiros que buscam o sonho de se tornar médico, conheça alguns dos benefícios que leva esses estudantes irem estudar fora:

Prós

-Idioma: Um dos benefícios de estudar medicina na América Latina é a língua, o espanhol é mais fácil de aprender assim em pouco tempo os estudantes dominam o espanhol, enquanto o Inglês exige anos de curso sem falar que tem que fazer muitas provas provando que você é fluente na língua.

-Custos: A alta do Dollar desvalorizou a maioria das moedas latinas, o nosso Real valorizou, então nos outros países somos mais ricos, principalmente na Argentina e Bolívia, isso faz com que o custo de vida seja muito barato para nós brasileiros, o peso argentino estava valendo R$0,28 centavos, extremamente barato para nós, eu morei na argentina durante algum tempo este ano e vivia muito bem com 3 mil Pesos mensais, isso da em torno de R$1,000,00, sabendo que o custo para estudar medicina em uma universidade privada no Brasil gira em torno de 3 a 4 mil mensais, estudar no exterior se torna mais barato.

-Experiência Cultural– Outro beneficio é a experiencia de morar em outro país, esse tipo de experiencia sempre é válida do meu ponto de vista, aprender outra língua e conhecer outra cultura acrescente muito na vida do jovem.

Contras

-Validar o curso no Brasil: Para ser válido no Brasil, o diploma de graduação de uma universidade estrangeira precisa ser validado. O processo se dá por meio das universidades federais do país, sendo que cada instituição possui um procedimento próprio. Esse processo costuma ser burocrático e pode exigir a realização de testes adicionais. Carreiras como Direito e Medicina são especialmente complicadas de se cursar no exterior, pois a diferença nos sistemas educacionais torna o processo de validação delas praticamente impossível. Conheça mais sobre esse processo no portal do Mec.

-Métodos de ensino: Os métodos de ensino usados no exterior não são os mesmos que aqui no Brasil, isso dificulta ainda mais a validação do seu diploma ma volta para o país.

-Mercado de trabalho: Conversando com alguns conhecidos que se formaram em diversas áreas no exterior, eles alegaram que existe um certo preconceito com quem se formou no exterior, obviamente que isso não vale pra quem estudou em Harvard, Cambridge entre outras.

As 10 Melhores universidades para estudar medicina fora do Brasil

Pesquisa baseada no Ranking das 150 melhores universidades da América do Sul, realizado pela revista Exame.

1)Pontificia Universidad Católica de Chile

Site: http://www.uc.cl/

2)Universidad de Los Andes Colombia

Site: http://medicina.uniandes.edu.co/index.php/es/

3)Universidad de Chile

Site: http://www.med.uchile.cl/

4)Universidad Nacional de Colombia (Colômbia)

Site: http://unal.edu.co/

5)Universidad de Buenos Aires (UBA) (Argentina)

Site: http://www.uba.ar/

6)Universidad de Santiago de Chile (USACH) (Chile)

Site: http://www.fcm.usach.cl/

7)Universidad de Concepción (Chile)

Site: http://admision.udec.cl/?q=node/68

8)Pontificia Univ. Católica Santa María de los Buenos Aires (UCA) (Argentina)

Site: http://www.uca.edu.ar/index.php/site/index/es/uca/carreras/medicina/

9)Pontificia Universidad Javeriana (Colômbia)

Site: http://puj-portal.javeriana.edu.co/portal/page/portal/Facultad%20de%20Medicina/INICIO

10)Universidad Nacional de Córdoba (Argentina)

Site: http://www.unc.edu.ar/

Fazendo esse artigo eu me impressionei com esta lista que a EXAME fez no ano passado, essas 10 universidades estão entre as 22 primeiras, mesmo incluindo as universidades brasileiras, as universidades estrangeiras estão muito bem posicionadas, quem quer ver as 150 melhores universidades da América do Sul, acesse o site da revista Exame.

Espero que tenham gostado e que ajude os estudantes que pensam em estudar medicina na Argentina entre outros países próximos do Brasil.