fbpx

As 7 melhores faculdades de Engenharia Civil do Brasil

Um dos cursos mais requisitados em qualquer universidade é o de Engenharia Civil. Com a possibilidade de retorno financeiro e o setor da construção em crescimento no Brasil, milhares de estudantes tentam, todos os anos, seguir carreira na área. Se você está pretendendo fazer o curso, conheça as sete melhores faculdades de Engenharia Civil no país e porque elas são reconhecidas.

Melhores faculdades de Engenharia Civil do Brasil

1- Universidade de São Paulo

A Universidade de São Paulo (USP) é reconhecida pela excelência em diversos cursos de graduação. Com a Engenharia Civil não é diferente. Oferecido nos campi de São Carlos e São Paulo, o curso de Engenharia Civil da USP tem 130 vagas todos os anos e duração de cinco anos. O curso é integral e tem uma base científica forte, oferecendo ao estudante a possibilidade de passar por todas as disciplinas básicas que formam a Engenharia Civil. Além disso, uma vantagem é a possibilidade de fazer uma dupla formação, acrescentando a Arquitetura.

2- Universidade Federal do Rio de Janeiro

O curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem o objetivo de capacitar os estudantes para os setores de construção civil, geotecnia, transportes, estruturas, recursos hídricos e meio ambiente. Assim como outras faculdades de Engenharia Civil RJ, o curso da Universidade Federal do Rio de Janeiro traz os conhecimentos básicos e depois os aprofunda com a formação complementar.

3- Universidade Federal do Rio Grande do Sul

A terceira melhor faculdade de Engenharia Civil do Brasil é a da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O curso é bastante concorrido no vestibular e tem 160 vagas. A duração é de cinco anos e o campus fica situado em Porto Alegre, capital do estado gaúcho. O foco principal da faculdade de Engenharia Civil da UFRGS é o ensino, a pesquisa e a extensão, trazendo ao aluno a oportunidade de ampliar os horizontes para se colocar bem no mercado de trabalho.

4- Universidade Estadual de Campinas

Conhecida por sua qualidade de ensino e excelência, a Universidade de Campinas (Unicamp) tem a quarta melhor faculdade de Engenharia Civil. O foco principal do curso de Engenharia Civil da Unicamp é nas pesquisas e muitos estudantes recebem bolsa de iniciação científica.

5- Universidade Federal de Santa Catarina

O quinto melhor curso de Engenharia Civil do país é da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A faculdade de Engenharia Civil está disponível no campus de Florianópolis e é considerado um curso cinco estrelas pelo Guia do Estudante. Além de trazer os conhecimentos básicos, também são ensinadas disciplinas que atendem ao mercado de trabalho e há vários estudos de iniciação científica para os interessados.

6- Universidade Federal de Minas Gerais

O curso de Engenharia Civil foi o primeiro criado na Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A faculdade é composta primeiramente por disciplinas nas áreas de matemática, física, computação e química e depois há matérias mais específicas da área. Há 100 vagas disponíveis por semestre e a duração do curso é de cinco anos.

7- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

A última universidade da lista das sete melhores faculdades de Engenharia Civil do Brasil é a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). O curso forma o profissional para atuar em cinco áreas: estruturas, construção, hidráulica, geotecnia, transportes e saneamento. Além disso, a faculdade traz conhecimentos quanto à gestão de instituições, a fim de formar empreendedores da construção civil.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...