Talvez você não saiba, mas dependendo do curso superior que pretende fazer, terá de escolher entre duas modalidades: licenciatura ou bacharelado. Dependendo da escolha, a formação será ligeiramente diferente, já que cada segmento deve preparar um profissional apto para executar funções específicas. Mas antes de fazer a escolha, que tal entender de uma vez por todas as diferenças entre bacharelado e licenciatura?
Primeiramente, é necessário ressaltar que nem todos os cursos oferecem as duas opções, muitos são apenas bacharelado, mas em outros, é necessário escolher. Quem opta pelo bacharelado terá uma formação universitária voltada especificamente para o mercado de trabalho em si, não poderá ser professor, por exemplo. Pode trabalhar com praticamente tudo dentro daquela área, mas não pode lecionar.
Por outro lado, quem escolhe a modalidade de licenciatura, sairá da faculdade pronto para lecionar para a educação infantil, ensino fundamental ou médio. As licenciaturas costumam ter duração de três ou quatro anos, e a estrutura curricular traz matérias voltadas para a formação de docentes.
Afinal, para quem quer dar aulas, não basta dominar o conteúdo, é necessário saber também como transmiti-lo para os estudantes e como lidar com os desafios bem peculiares que podem aparecer todos os dias em uma sala de aula. Essa, portanto, é a principal diferença entre bacharelado e licenciatura: o bacharelado forma profissionais para o mercado, a licenciatura forma professores.
Vamos entender com um exemplo prático a diferença entre bacharelado e licenciatura: o curso de química tem essas duas modalidades. Quem optar pelo bacharelado, poderá trabalhar em empresas, laboratórios de análises químicas ou como pesquisador. Já quem fizer esse mesmo curso, entretanto, escolhendo a licenciatura, ministrará aulas de química para alunos de ensino fundamental e ensino médio.
Se você quiser ter todas as possibilidades de carreira depois que se formar, vale a pena pesquisar faculdades que ofereçam a formação em licenciatura e bacharelado simultaneamente, que é possível para alguns cursos, como o de letras, por exemplo. Assim, você se forma e estará apto para dar aulas ou para ingressar no mercado de trabalho exercendo outras funções.
São poucos os cursos que oferecem a licenciatura, os principais são: matemática, letras, física, química, geografia, filosofia, pedagogia, educação física, ciências naturais, ciências biológicas, história, artes cênicas e artes visuais.
É muito positivo que haja essa diferença entre bacharelado e licenciatura, pois quem quer entrar em uma sala de aula e trabalhar com isso precisa de preparação. Não será apenas um físico, por exemplo, mas um docente, que irá ser a inspiração de muitas crianças e adolescentes, ajudando a construir sonhos e futuros melhores. Por outro lado, quem não quer ser professor, não tem a necessidade de aprender a elaborar um plano de aula, critérios de avaliação e outros conteúdos do gênero.
No entanto, se a sua intenção é ser um professor de nível universitário, não será o suficiente ter apenas uma licenciatura. Você vai precisar de, no mínimo, uma pós-graduação, que lhe garanta conhecimentos mais complexos. Algumas instituições de curso superior apenas admitem professores que tenham um mestrado.