fbpx

Tudo que você precisa saber sobre o curso de engenharia

curso-de-engenhariaA engenharia tem sido um dos cursos mais disputados nos vestibulares de todo o País, devido à grande expansão do mercado. Você que desenha estudar essa profissão, conhece a fundo tudo sobre ela? Sendo assim, separamos algumas informações importantes e necessárias para te atualizar, tirar dúvidas e aprimorar o que já sabe.

Essa é uma das áreas de estudo e trabalho que engloba várias aptidões teóricas e práticas. O curso forma profissionais completos para o mercado de trabalho, devido ao fato de ser amplo. Mesmo com os diversos ramos na engenharia, eles se complementam e acaba que uma área ajuda a outra para o melhor resultado.

No que se refere às disciplinas estudas nesse curso, nos primeiros semestres elas são semelhantes. A maioria das Universidades separa os alunos para cada curso específico após dois anos já cursados. Na área de exatas, as primeiras disciplinas exigidas na grade curricular para o início do curso são aquelas consideradas obrigatórias.

Os cursos de engenharia, segundo determinado pelo Ministério de Educação (MEC), precisa ter matérias divididas em básicas, profissionalizante e específicas. As básicas estão em 30% do curso, e são as direcionadas à informática, metodologia, física, matemática, química, administração, economia, expressão, comunicação e eletricidade básica. Por isso, há várias aulas em laboratórios, direcionadas à algumas dessas disciplinas.

Já as matérias profissionalizantes ocupam 15% do curso, e são de estruturas de dados, algoritmos, circuitos, eletrônica digital, eletrônica analógica, compiladores, gestão ambiental, instrumentação, tecnológica e econômica, transporte e logística. Por último, as disciplinas específicas compõe o restante da grade curricular e necessitam de um aprofundamento profissional, visto que aqui são apresentados os conteúdos direcionados com o curso em questão, como engenharia civil, por exemplo.

O estágio supervisionado deve conter, no mínimo, 160 horas. Chama-se supervisionado, pois as Universidades monitoram todo o processo de estágio realizado pelo aluno, e solicita um relatório sempre no término do estágio, para assim avaliar sua capacidade e os projetos que foram desenvolvidos nesse período. É importante salientar que caso o aluno seja reprovado no estágio, ele não consegue receber o diploma, e precisa fazer o estágio novamente. O curso também exige o Trabalho de Conclusão de Curso, ou seja, o famoso TCC. Nele, o aluno precisa elaborar pesquisas na área de sua escolha, e da mesma forma do estágio, passará por processo de avaliação. Se seu TCC não for aprovado, ele não pode pegar o diploma.

Quanto ao mercado de trabalho, a engenharia possibilita várias portas para os formados. Dependendo da área escolhida, a remuneração costuma ser alta, visto que o piso destes profissionais é de R$ 3.060 pra iniciantes. São várias oportunidades, além de poder trabalhar em empresas segmentadas, o profissional formado tem direcionado para ele vários concursos públicos com excelentes salários. Se preferir, pode direcionar o foco para a área acadêmica e realizar um mestrado ou doutorado.[epico_capture_sc id=”1260″]

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...