fbpx

Conheça os 4 tipos de Vestibular mais usados no Brasil

O vestibular é uma etapa importante na vida dos jovens. São utilizados pelas Universidades públicas e particulares no Brasil vários tipos de vestibulares. Esse é processo seletivo como forma de ingresso e possuí variações que vão desde o uso da nota do ENEM até o vestibular agendado. Para que você entenda mais sobre cada um desses estilos, fique ligado na explicação:

tipos-de-vestibular

Tipos de vestibular

Vestibular tradicional: este é o mais conhecido. Aqui as provas são presenciais, com questões referentes ao ensino médio, que podem ser objetivas, discursivas, ou uma mistura das duas. Também é solicitada uma redação. Os alunos realizam as provas nos mesmos dias e horários, que podem ser de uma única fase ou duas. Alguns cursos exigem uma avaliação de Habilidades Específicas. O vestibular tradicional pode ser realizado uma ou duas vezes por ano, o que muda de Universidade para Universidade.

Vestibular agendado: nesse tipo de processo seletivo o candidato é quem decide o dia e a hora que fica melhor para fazer a prova, a partir das opções fornecidas. O tipo de prova varia dependendo da faculdade escolhida. Um detalhe é que no vestibular agendado, a prova pode ser realizada por computador, e as questões são oferecidas eletronicamente. Vale salientar que este tipo de processo seletivo é usado apenas por faculdades particulares.

Vestibular seriado: o PPS (Processo Seletivo Seriado), ou conhecida popularmente como avaliação seriada, não exige o vestibular tradicional. Aqui as provas são realizadas a cada ano do ensino médio, totalizando em três exames. Cada uma das provas alia apenas o conteúdo estudado naquele ano, e uma redação. Os candidatos fazem a inscrição para esse tipo de vestibular ainda no primeiro ano do ensino médio e no último ano escolhe o curso que deseja estudar. Este tipo de processo seletivo pode ser utilizado por Universidades particulares e públicas.

ENEM: o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pode ser utilizado como complementação do vestibular tradicional ou como uma maneira de ingresso independente do exame. As instituições que usam a nota do ENEM pode complementar a prova em porcentagens variadas ou substituir uma das fases do vestibular. O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio é utilizado ainda para o Sistema de Seleção Unificada e Programa Universidade para Todos, que usam, exclusivamente, a nota do ENEM para selecionar candidatos. As datas de inscrições são divulgadas pelo MEC.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...