Pode parecer estranho, mas existe um grande número de pessoas que acaba indo muito mal nas provas mesmo sabendo o conteúdo e dominando completamente a matéria em questão. Esses surtos que impedem um bom desempenho final podem ser gerados por vários motivos, mas, na maioria das vezes, eles envolvem um mesmo assunto: desatenção.
Quem acha que isso é exagero ou conversa fiada, só precisa lembrar da incrível marca de 500 mil pessoas que zeraram na redação do ENEM em 2014. E isso que o assunto era publicidade infantil, ou seja, algo bem debatido ultimamente, mas que as pessoas não conseguiram desenvolver o tema da maneira que era esperada pelos avaliadores.
Pode até ser que algumas dicas não se encaixem no seu perfil. Ainda assim, não custa nada observá-las, afinal, quanto mais ajuda para aumentar o desempenho nas provas, melhor.
1 – Perder o foco da matéria
Quando você está fazendo uma prova, sempre existe a chance de você ter uma pergunta que abrange outras áreas do conhecimento que está sendo avaliado. Em um caso desses, tente formatar o seu cérebro para a matéria em questão, esquecendo quais os pontos de vistas de outras áreas do conhecimento, mesmo que você concorde mais com eles.
Uma boa dica em um caso desses é tentar pensar com a cabeça do avaliador: ele é da história? Pense como ele. Da matemática? Pense em fórmulas, não em teorias e assim por diante.
2 – Não ter empatia por quem está aplicando a prova
Você sabe o que é a empatia? É a capacidade de sentir como outra pessoa. No caso de uma avaliação, seu objetivo é se sentir como a pessoa que elaborou as questões que estão à sua frente. Se no seu caso, você não conseguir desvendar esse segredo, a probabilidade de errar questões – principalmente referentes à interpretação, são grandes.
3- Ser incapaz de manter o foco
Com o advento da internet, das redes sociais e dos instant messengers, é cada vez mais comum ver pessoas que não conseguem manter o foco em um assunto específico. Com isso, aumenta a chance de você perder o foco, pensando em assuntos irrelevantes para a avaliação e podendo cometer erros bobos, que você nem percebe fazer. Os mais comuns desse gênero são os erros ortográficos e de acentuação. Cuidado com eles.
4- Não conseguir ler as entrelinhas
Percebeu que nos dois primeiros fatores foram utilizados hifens e nos dois últimos fatores foram utilizados dois pontos? Pois esse é um tipo comum de desatenção. Principalmente em provas de questões com enunciados compridos, a tendência é que nas próprias entrelinhas esteja a resposta. Cabe a você conseguir ler, reler e interpretar o que é pedido, aumentando a chance de acerto.
5- Reler o que escreveu
Prova é um teste complexo, feito não para medir o quanto você sabe, mas sim o quanto você consegue expressar que sabe. Como tal, reler o que foi registrado no papel permite ajustar o que foi escrito, melhorando seu desempenho e ainda aumentando a chance de corrigir qualquer desatenção.
Uma resposta
4-Lestras