fbpx

Como estudar Matemática- 11 Erros que Você Não Sabe que Você Está Cometendo

Por se tratar de uma ciência exata, a matemática carece de fatores imprescindíveis na hora de estudá-la, analisá-la e compreendê-la. É necessário que o estudante esteja apegado a determinados conceitos, para que o processo de estudo se torne mais tranquilo e fácil de ser conduzido. Atenção, concentração, cautela, aplicação, interesse e silêncio, são alguns dos fatores obrigatórios para que o tempo de estudo seja realmente proveitoso para o estudante.

De acordo com especialistas da área educacional, é necessário que o indivíduo trace um objetivo e batalhe para alcançá-lo, tendo a consciência que a matemática requer todos estes fatores citados anteriormente. É comum que os estudantes dispostos a estudar matemática cometam alguns erros que, na maioria das vezes, passam despercebidos, mas que, na conjuntura do processo, atrapalham o desenvolvimento do aprendiz.

A não compreensão dos domínios básicos da matemática, a interpretação incorreta de determinados exercícios e a falta de interesse, são alguns dos erros mais comuns nessas situações. Abaixo, você terá acesso a uma lista de onze erros que você não sabe que está cometendo no momento de estudar matemática.

Estudar Matemática – Erros mais comuns

Como estudar Matemática 21. Falta de concentração

Lembre-se que a hora de estudar matemática é sagrada. Um número errado, uma análise equivocada, e toda a questão vai por água abaixo. Portanto, concentre-se e foque no problema.

2. Ambiente inapropriado

Silêncio é a palavra-chave para qualquer cenário de estudo matemático. Um ambiente desfavorável, repleto de bagunça ou muito barulho pode ser o grande vilão na hora de conquistar resultados esperados.

3. Não praticar

Prática é fundamental. É ideal que o estudante esteja disposto a desbravar o mundo da matemática e tenha interesse no que está fazendo. Resolva uma lista de exercícios por dia e verá que o resultado será de acordo com as suas expectativas.

4. Falta de interpretação

Engana-se quem imagina que a matemática é formada apenas por números, contas e problemas. A interpretação da questão é tão importante quanto o seu desenvolvimento em si. Portanto, leia e releia as questões.

5. Apenas memorizar

Este é um dos erros mais comuns num cenário de estudo da matemática. A maioria dos estudantes preocupa-se apenas em memorizar situações, ao invés de aprendê-las da forma mais firme e esclarecedora.

6. Não dominar fórmulas e conceitos

Outra falha bastante observada nos estudantes. É importante saber que a matemática é uma ciência muito bem amarrada e definida por meio de fórmulas e conceitos. É preciso dominá-los completamente na hora dos estudos.

7. Não esclarecer dúvidas

O chamado erro fatal. É imprescindível que o estudante liquide todas as suas dúvidas. Além de professores, a internet está aí para isso. É possível eliminar todas as dúvidas matemáticas por meio dela.

8. Falta de organização

Para se sair bem na matemática, recomenda-se que o estudante seja organizado, quanto a horários para a resolução de exercícios e troca de ideias com professores. Crie uma espécie de rotina.

9. Estudar apenas na véspera da prova

Outro erro crasso no processo. O estudante deve ter a consciência de que a matemática é um processo contínuo e, portanto, carece de foco e determinação por parte do aluno. Estudar de má vontade e por mera obrigação não adianta.

10. Ter afeição pelo acerto

Pode parecer contraditório, mas acertar constantemente nem sempre é o mais indicado. O erro faz parte do processo e o ajuda a eliminar a confiança demasiada, que pode se tornar perigosa no futuro.

11. Falta de planejamento

Há quem se saia melhor estudando sozinho e outros que preferem estudar em meio a grupos. Portanto, planeje-se.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...