fbpx

Como entrar na faculdade rapidamente. Veja o que fazer!

Como entrar na faculdade rapidamente- Ao concluir o Ensino Médio o estudante se depara com inúmeros questionamentos sobre a escolha do futuro profissional. Como a necessidade em estudar, fazer cursinho preparatório, escolher a instituição de ensino para a qual deseja ir, o curso, no entanto, bate aquela dúvida: como fazer para entrar na faculdade?

Até pouco tempo atrás o vestibular era uma das únicas formas de seleção para conquistar a tão esperada vaga no ensino superior. No entanto, os critérios mudaram e agora é possível que o aluno se depare com inúmeros modos de seleção para ingressar em uma universidade, alguns deles mais fácil do que se imagina.

Como entrar na faculdade rapidamente

Confira abaixo como ingressar na faculdade:

Pravaler: O Pravaler é um financiamento feito por uma empresa, que possibilita que o aluno financie cursos de graduação, pós-graduação, MBA e cursos técnicos, desde que estas instituições tenham parceria com o programa. Sendo possível solicitar o financiamento mesmo sem ainda ter começado a estudar, poia a aprovação sairá apenas quando a matrícula for feita. E, no caso da aprovação, o aluno pode financiar até 50% o valor do curso. Com o Prevaler não é necessário ter feito o Enem.

Vestibular tradicional 

Muitas instituições de ensino no país possuem processo seletivo próprio, como o vestibular, no qual os candidatos que fizeram as maiores pontuações são selecionados.

Cada universidade define os seus requisitos de seleção, mas é possível que haja uma primeira fase, onde há testes de múltipla escolha, e uma segunda, com exame discursivo que cobra conhecimento sobre os conteúdos propostos pela instituição.

Vestibular seriado ou continuado

Outra forma do estudante ingressar na faculdade é por meio do vestibular seriado, isto é, o candidato é avaliado em diferentes momentos da sua formação no ensino médio, uma prova a cada ano. O curso superior a ser seguido é escolhido no último ano.

Como entrar na faculdade pelo Enem 

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova realizada anualmente pelo Ministério da Educação (MEC), aos estudantes concluintes ou que já concluíram o Ensino Médio. O Enem atualmente pode ser utilizado como único critério de seleção, ou seja, substituindo o vestibular, ou ainda como parte da nota final da primeira fase do vestibular de algumas instituições e para preencher vagas remanescentes.

A prova costuma durar dois dias e são cobrados os seguintes conteúdos: Ciências humanas e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias; Linguagens, códigos e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias e Redação. O candidato precisa saber que não basta apenas passar no ENEM para garantir uma vaga, é preciso alcançar uma boa pontuação, além de obter a nota mínima para inscrição. E quanto mais concorrido o curso mais alta é a nota.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...