Como entrar na faculdade rapidamente- Ao concluir o Ensino Médio o estudante se depara com inúmeros questionamentos sobre a escolha do futuro profissional. Como a necessidade em estudar, fazer cursinho preparatório, escolher a instituição de ensino para a qual deseja ir, o curso, no entanto, bate aquela dúvida: como fazer para entrar na faculdade?
Até pouco tempo atrás o vestibular era uma das únicas formas de seleção para conquistar a tão esperada vaga no ensino superior. No entanto, os critérios mudaram e agora é possível que o aluno se depare com inúmeros modos de seleção para ingressar em uma universidade, alguns deles mais fácil do que se imagina.
Confira abaixo como ingressar na faculdade:
Pravaler: O Pravaler é um financiamento feito por uma empresa, que possibilita que o aluno financie cursos de graduação, pós-graduação, MBA e cursos técnicos, desde que estas instituições tenham parceria com o programa. Sendo possível solicitar o financiamento mesmo sem ainda ter começado a estudar, poia a aprovação sairá apenas quando a matrícula for feita. E, no caso da aprovação, o aluno pode financiar até 50% o valor do curso. Com o Prevaler não é necessário ter feito o Enem.
Vestibular tradicional
Muitas instituições de ensino no país possuem processo seletivo próprio, como o vestibular, no qual os candidatos que fizeram as maiores pontuações são selecionados.
Cada universidade define os seus requisitos de seleção, mas é possível que haja uma primeira fase, onde há testes de múltipla escolha, e uma segunda, com exame discursivo que cobra conhecimento sobre os conteúdos propostos pela instituição.
Vestibular seriado ou continuado
Outra forma do estudante ingressar na faculdade é por meio do vestibular seriado, isto é, o candidato é avaliado em diferentes momentos da sua formação no ensino médio, uma prova a cada ano. O curso superior a ser seguido é escolhido no último ano.
Como entrar na faculdade pelo Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova realizada anualmente pelo Ministério da Educação (MEC), aos estudantes concluintes ou que já concluíram o Ensino Médio. O Enem atualmente pode ser utilizado como único critério de seleção, ou seja, substituindo o vestibular, ou ainda como parte da nota final da primeira fase do vestibular de algumas instituições e para preencher vagas remanescentes.
A prova costuma durar dois dias e são cobrados os seguintes conteúdos: Ciências humanas e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias; Linguagens, códigos e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias e Redação. O candidato precisa saber que não basta apenas passar no ENEM para garantir uma vaga, é preciso alcançar uma boa pontuação, além de obter a nota mínima para inscrição. E quanto mais concorrido o curso mais alta é a nota.