fbpx

Como conseguir bolsa de estudos no exterior

Oportunidades estão crescendo para brasileiros em busca de bolsa de estudos no exterior.

Estudar no exterior representa o sonho de muitos brasileiros e as oportunidades estão cada vez mais fáceis e próximas, basta pesquisar e ir atrás do seu sonho. Uma bolsa de estudos no exterior exige uma série de detalhes e documentos, mas há uma grande variedade de sites e programas que ajudam neste processo. O programa Ciência sem Fronteiras, uma iniciativa do governo federal em parceria com instituições nacionais e estrangeiras, é uma excelente oportunidade para os jovens brasileiros. Ele tem como objetivo promover a expansão das áreas de tecnologia, ciência e inovação através do intercâmbio e da troca de experiências, tanto para alunos de graduação, quanto para mestrado e doutorado.

Se você está buscando como conseguir uma bolsa de estudos no exterior, fique de olho neste programa que abrange as seguintes áreas: formação de tecnólogos; energias renováveis; biotecnologia; biologia, ciências biomédicas e da saúde; fármacos; tecnologia mineral; produção agrícola sustentável; nanotecnologia e novos materiais; ciências do mar; novas tecnologias de engenharia construtiva; petróleo, gás e carvão mineral; ciências exatas e da terra; engenharias e demais áreas tecnológicas; indústria criativa; tecnologia aeroespacial; biodiversidade e bioprospecção; computação e tecnologias da informação; e tecnologias de prevenção e mitigação de desastres naturais. O programa ajuda com as despesas de passagem aérea, acomodação, seguro saúde, etc.

bolsa de estudos no exterior
Estudar com bolsa de estudos no exterior é o sonho de muitos brasileiros

Na hora de pesquisar como conseguir bolsa de estudos no exterior, outra dica é selecionar o país ou universidade de destino e entrar em contato diretamente com a instituição. Atualmente, muitos países e universidades possuem programas de bolsas para estudantes latino-americanos. No momento de ir atrás de como ganhar uma bolsa de estudos no exterior procure ainda a orientação dos seus professores e da sua universidade para encontrar as melhores oportunidades e aquelas que mais se encaixam no seu perfil e na carreira que você deseja seguir. Para instituições de ensino superior na União Europeia, por exemplo, o Erasmus Mundus oferece três programas de bolsas: Preciosa, Babel e Mundus Lindo.

O Instituto Camões, ligado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, também tem programas para pesquisadores, graduados e estudantes de outros países que desejam conhecer a cultura portuguesa. Aqueles que querem se especializar no Reino Unido devem visitar o site do Programa Chevening, que fornece ajuda para profissionais que buscam fazer pós-graduação em instituições britânicas. Para os interessados em ganhar uma bolsa de estudos no Japão, o programa Monbukagakusho, dividido em seis modalidades, concede bolsas de graduação em instituições japonesas. É preciso dominar japonês ou inglês.

Independente do programa ou da instituição que você selecionar, alguns pontos são fundamentais, como ter um bom histórico escolar, participação em pesquisas e projetos de extensão, domínio do idioma em que as aulas são ministradas, afinal, a maioria das entidades exige teste de proficiência na língua, e carta de recomendação. O importante é ficar sempre de olho nas oportunidades de bolsas de estudo no exterior, pois a cada ano surgem novas possibilidades.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...