fbpx

Carteira de estudante 2015

Carteira-de-estudanteA carteirinha de estudante proporciona inúmeras vantagens para seu portador, além do fato de ter sua condição de estudante reconhecida em instituição que é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).

Benefícios da Carteira de estudante

Os benefícios para os estudantes vão de direito à meia-entrada em cinemas, shows, eventos esportivos, teatros, eventos culturais a descontos em estabelecimentos comerciais como, por exemplo, lojas, livrarias, etc.

Um fator importante pra se ter conhecimento, é que apenas 40% do total de ingressos disponíveis nesses eventos poderão ser vendidos para estudantes pela metade do preço, como estipula o artigo 1º, § 10º da Lei n° 12.933/2013.

Já os benefícios de meia passagem em transportes coletivos ou passe livre ficam a cargo da previsão da legislação de cada cidade.

Quem pode ter uma carteirinha de estudante?

Qualquer aluno devidamente matriculado nos seguintes níveis de ensino:  fundamental; médio; técnico;  superior e pós graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu).

Documentos

Os documentos necessários para que o aluno possa tirar sua carteirinha de estudantes são: documento de identificação (CPF, RG, RNE, CNH ou Passaporte), além do comprovante de matrícula que corresponde ao ano da solicitação. O documento tem que ter o timbre da instituição ou pode ser também um boleto do ano correspondente pago. É preciso também para a confecção da carteirinha, uma fotografia 3×4 recente.

Validade

A maioria das carteirinhas de estudantes costuma ter validade de um ano.

Como fazer a carteira de estudante

Você pode fazer sua carteirinha na própria instituição que estuda ou até mesmo pela internet, conforme o regulamento de sua instituição de ensino.

Internet

O processo é simples, basta acessar o site oficial que emite carteira de estudante e seguir todos os passos disponíveis no site oficial http://www.documentodoestudante.com.br/dne

2ª via

Se por acaso você tiver sua carteirinha furtada, roubada ou até mesmo perdida, você deve comunicar o fato às autoridades. É importante que você compareça a uma Delegacia de Polícia e registre um Boletim de Ocorrência. Depois de feito isso, basta seguir o mesmo procedimento supracitado, pagar novamente a taxa de serviço e tirar a segunda via da carteirinha.

Cuidado!

Usar carteirinha de estudante falsificada é crime, com pena de 5 anos de reclusão e multa.  Portanto fique atento aos responsáveis por emitir sua carteirinha.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...