fbpx

Bacharelado- O que significa bacharelado

Embora hoje em dia seja comum ver um grande número de pessoas formando-se em cursos superiores, ainda podemos afirmar que o Brasil é apenas uma criança no quesito ensino superior. Prova disso é o grande número de pessoas que faz cursos do tipo de bacharelado sem nem terem ideia de que essa é a sua formação. Se analisamos fora do ambiente acadêmico, a situação ainda piora: praticamente ninguém consegue identificar o que exatamente é um bacharel. E você, sabe definir exatamente o que significa bacharelado? Não há vergonha se você não souber, afinal, essa matéria foi preparada especialmente para responder isso.

O que é bacharelado?

Você sabe o que é bacharelado?
Você sabe o que é bacharelado?

De maneira sintetizada, podemos afirmar que qualquer pessoa que tenha uma formação em curso superior que não habilite para ensinar tem uma formação de bacharelado. Assim, por consequência, podemos identificar os bacharéis como os estudantes universitários que estão em um curso que não habilite a dar aula. Aliás, essa é outra grande confusão que as pessoas fazem: um curso superior é licenciatura ou bacharelado? Pois para cada caso há uma regra, mas, no geral, podemos afirmar que são formados em licenciatura os profissionais que se habilitam para seguir uma vida acadêmica, dando aulas, cursos e afins.

Ainda assim, é importante dizer que existem cursos que habilitam para a formação em bacharelado e licenciatura. Na maioria das vezes, cursos como educação física, língua portuguesa ou estrangeira, matemática, física e afins, oferecem opção para que a pessoa se forme especificamente para dar aula ou para trabalhar com pesquisas.

Outro ponto importante é que, atualmente, os cursos oferecem também a opção da dupla formação, onde você consegue ter um curso que permite uma atuação lato sensu, ou seja, em todas as áreas possíveis de acordo com o curso. Embora essa opção seja interessante, vale lembrar que, na maioria das vezes, ela envolve um período um pouco maior de formação, que normalmente varia de 6 meses a 1 ano.

O bacharelado interdisciplinar

Ainda existe outra categoria de ensino superior que envolve o bacharelado e que deve ser levada em consideração: o bacharelado interdisciplinar. Nele, uma pessoa realiza um curso e depois dá início a outro, ou faz dois cursos ao mesmo tempo, conseguindo economizar tempo para sua formação. Na maioria das vezes, essa é uma opção muito vantajosa, embora envolva uma grande dedicação de tempo e de recursos financeiros.

No caso do bacharelado interdisciplinar, é muito comum pessoas que se formam em um curso e logo em seguida se formam em outro curso complementar a ele, como, por exemplo, uma pessoa que se forma em matemática e logo em seguida faz o curso de física, se habilitando em ciências exatas. Outro caso, esse mais clássico, é o de pessoas que se formam em um curso de engenharia e que logo em seguida fazem outro curso também com foco em ser engenheiro.

Independente do que você escolher, saiba que o seu futuro, muito provavelmente, envolverá um bacharelado, e que ele poderá ser a sua chave para o sucesso lá na frente.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...