fbpx

10 acontecimentos de 2014 que você não pode esquecer no dia da prova

Os acontecimentos de 2014 que marcam tanto o Brasil quanto ao mundo são utilizados, em sua grande maioria, para realização de perguntas e principalmente no tema da redação dos vestibulares. Atualidades acontecem o tempo todo, inclusive agora enquanto você lê este artigo. Mas, para o vestibulando que por um motivo ou outro se esqueceu de ficar antenado nos acontecimentos, separamos os 10 principais fatos de 2014 que você não pode esquecer no dia da prova.

Acontecimentos de 2014

1- Copa do mundo 2014

Nosso País foi sede de um dos principais eventos esportivos do mundo. Recebemos milhares de turista de diversos lugares. A Copa foi tema de manifestações e debates sobre os valores investidos.

2- IDH Brasileiro

O Brasil subiu uma posição no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mundial. Passamos da 80º colocação para a 79º, com nota de 0,744. Porém, continua sendo um país desigual.

3- Os “Justiceiros”

Vários acontecimentos envolvendo as pessoas que fazem justiça com a própria mão foram relatados em todos os cantos do País. Muito se comentou em 2014 sobre o assunto. O fato das pessoas fazerem justiça pela demora da polícia, e os inocentes que são agredidos e até mortos por engano.

4- Falta de água

O Brasil está enfrentando uma das maiores secas da história. Vários especialistas temem que a maioria das reservas seque até o final do ano. Relacionar o meio ambiente com as políticas públicas pode ser um tema de redação. Por isso, se atente ao assunto.

5- Surto de Ebola

Surto do Ebola foi um lamentável acontecimento de 2014
Surto do Ebola foi um lamentável acontecimento de 2014

A epidemia atual é considerada a maior deste a descoberta da doença viral, que pode matar até 90% dos infectados. Até agosto 1323 casos foram registrados na África e 729 pessoas morreram. Para a ONU, a situação está fora de controle.

6- Protestos na Ucrânia

O início do ano foi marcado por protestos na Ucrânia, contra o governo do presidente Viktor Yanukovych. O principal motivo foi o fato do Governo traçar alianças com a União Europeia e reforçar relações com a Rússia.

7- Extinção de espécies

Pelo que tudo indica o Planeta Terra está no início de uma onda de extinção de espécies animais e vegetais. Estudo divulgado em maio revela que a maior causa são as atividades provocadas pelo homem. O assunto foi discutido e repercutido no mundo inteiro.

8- Conflito no Iraque

Um grupo extremista sunita que quer derrubar o atual governo ameaça causar estragos ainda maiores no país. Desde janeiro de 2014, o grupo tem gerado combates com o exército. Mais de 500 pessoas já foram obrigadas a deixarem suas casas e grande parte dos atos de execução é filmada pelo grupo e postada na internet.

9- Chuva de meteoros

Agosto deste ano foi marcado pelo fenômeno conhecido como meteoros Perseidas. O acontecimento gerou curiosidades no mundo todo, além de uma bela visão no céu.

10- 50 anos do Golpe Militar

Em 2014 foi comemorado os 50 anos do Golpe Militar no Brasil. É importante que o aluno se atente a todo o contexto do acontecimento, o que aconteceu e as transformações geradas pelo Golpe.

Portanto, não deixe de acompanhar os jornais, telejornais, sites e blogs de informações, para que você possa ficar por dentro dos principais acontecimentos do Brasil e do Mundo. Se prepare para o vestibular, surpreenda e não seja surpreendido pela falta de conhecimento.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...