fbpx

9 melhores universidades do brasil segundo o MEC

A cada determinado período, o Ministério da Educação elenca as principais universidades do país. O ranking das universidades é baseado em conceitos críticos que levam em conta a qualidade dos cursos de graduação, através do Conceito preliminar de Cursos, além da nota “Capes”, que abrange o desempenho de cada universidade na pós-graduação, no mestrado e no doutorado.

Para ser elencada ao patamar de excelência e, desta forma, figurar nas primeiras colocações do ranking das melhores universidades do Brasil, o centro de estudo deve alcançar marca entre 4 e 5 numa escala que vai de 1 a 5 e que é gerada pelo índice Geral de Cursos (IGC), programa atribuído pelo MEC.

Abaixo, você verá quais são as nove principais universidades do Brasil, de acordo com este ranking. O detalhe é que nenhuma delas é privada, o que só corrobora à imponência das universidades públicas no país.

Ranking das melhores universidades do brasil

9-melhores-universidades-do
As universidades privadas ficaram fora do Ranking do MEC

 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

A UFRGS é uma universidade centenária e que tem como sede a cidade de Porto Alegre, capital gaúcha. Reconhecida de forma nacional e internacional, o centro ministra cursos de todas as áreas e contextos da educação. O corpo docente e a infraestrutura são alguns dos pontos fortes

Fundação Universidade Federal do ABC

Segunda colocada no ranking, é um dos mais novos centros de excelência de estudos do país. E este é seu grande diferencial, pois a universidade mesmo com menos de dez anos no mercado, já mostra toda a sua importância em graduação, pós-graduação, pesquisas e estudos de extensão. Localiza-se na cidade de Santo André.

Universidade Federal de Lavras

Localizada na cidade de Lavras, no estado de Minas Gerais, a UFLA é um verdadeiro patrimônio mineiro. Fundada em 1908, a universidade cresceu em todos os sentidos e hoje é notabilizada por ser um dos maiores centros de extensões do país. Tem a área de Ciências Agrárias como o grande chamariz para o centro.

Universidade Estadual de Campinas

Fundada em outubro de 1966, a UNICAMP é um dos centros de estudo mais reconhecidos do país. Atualmente, responde por, cerca de, 15% de toda a pesquisa acadêmica produzida no Brasil, o que só atesta o seu poder na área acadêmica brasileira.

Universidade Federal de Minas Gerais

Situada na capital de Minas Gerais, a UFMG é notavelmente estabelecida como instituição de referência no país, além de promover a sua expansão de forma contínua com a criação constante de novos cursos e estudos no espaço.

 Universidade Federal de Viçosa

A UFV é a terceira universidade mineira a figurar nas melhores colocações do ranking. É calcada em na extensa experiência e tradição no ensino do país, unindo atributos de pesquisa e extensão, que forma a base curricular da universidade.

Universidade Federal de São Paulo

Localizada na capital paulista, a UNIFESP é tradicionalmente elencada como uma das maiores referências na área das ciências da saúde no país. É uma das maiores responsáveis pelo crescimento e o desenvolvimento das pesquisas científicas no âmbito acadêmico.

Universidade Federal de Santa Catarina

Localizada na capital catarinense, a UFSC oferece atualmente um número aproximado de 80 cursos, entre graduações e cursos de especialização. A diversidade, aliada ao corpo e a estrutura são os diferencias da universidade.

Universidade Federal de São Carlos

A UFSCAR, localizada no interior paulista, é reconhecida pelo seu altíssimo nível de qualificação de seu corpo docente. Atualmente, cerca de, 97% do corpo docente é formado por mestres e doutores da área educacional.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...