7 dicas essenciais de perseverança e motivação

49

1. O poder da perspectiva

Como escolhemos pensar, sentir e reagir diante dos desafios da vida é o que faz a diferença entre a esperança e o desespero, o otimismo e a frustração e, consequentemente, a vitória e a derrota. Ao invés de perguntar coisas como “por que isso aconteceu comigo?” ou “por que é tão difícil?” você deve fazer perguntas construtivas baseadas no aprendizado e nas prioridades e que podem dar a você a perspectiva correta para ajudá-lo a superar a situação.
motivação dicas

2. Não se foque no erro

Devemos aprender com o passado, mas não ficar preso a ele. Algumas vezes, nossas falhas e erros podem nos cegar para nossas verdadeiras potencialidades e impedir que enxerguemos novas oportunidades. Talvez o necessário seja quebrar a ideia de que é seu passado ou seus erros, e não você, que estão no controle de sua vida e tomar a autoridade em suas mãos novamente. Não se foque nos erros. Tome decisões melhores hoje e siga em frente.

3. Apoio das pessoas certas

Muitas vezes podemos nos sentir sozinhos ou como os únicos que passaram por determinados problemas, mas isso não é verdade e muito menos irá ajudar você a superar as dificuldades. É possível encontrar força e apoio em pessoas que você considera e que podem oferecer conselhos, uma nova perspectiva e certa especialidade, dependendo do problema, é claro.

4. Cresça em suas capacidades e explore novos potenciais

Cada um de nós possui determinada disposição para coisas que naturalmente fazemos bem. Por exemplo, alguns são bons no relacionamento com outras pessoas e se comunicam bem, outros sabem analisar informações e dados com muita eficiência e prática, e assim por diante. Há inúmeras maneiras de crescer nessas habilidades naturais e ainda descobrir novos potenciais em você.

5. Não abandone o contentamento e a diversão

Não importa quão difícil esteja a situação, mantenha o contentamento e a diversão em sua vida. Faça pequenas coisas que podem trazer mais paz e menos ansiedade, como um passeio no parque, exercícios físicos, passar tempo com pessoas queridas e até mesmo um banho quente e relaxante.

6. Mantenha suas opções em aberto

Há diversos caminhos para as oportunidades e o sucesso. Fáceis, difíceis, corretos ou antiéticos, cabe a você escolhe-los e conviver com as consequências dessas opções. Comece perguntando-se o que realmente significa sucesso e felicidade para você.

7. Decida jamais desistir

Se você está vivo e respirando, então ainda há muito a ser feito e alcançado. Uma das maiores aventuras na vida é descobrir qual é seu papel para que esse objetivo seja alcançado e, antes de tudo, qual é o objetivo. Persiga seus sonhos com todo seu coração e use as dificuldades como mais motivos para seguir em frente e aproveitar a vitória quando ela chegar.