6 sensacionais motivos para estudar em grupo

635

Uma dúvida comum entre os vestibulandos é a maneira de estudar. O que escolher, estudar sozinho ou em grupo? Desde que bem organizado, o estudo em grupo é indicado por vários professores. Além de lidar com valores humanos, respeitar o espaço do próximo, a técnica estimula os jovens a se ajudarem. Conheça outros benefícios do estudo em grupo:

estudar-em-grupo

1- Ajudar o próximo como a ti mesmo

O estudo em grupo proporciona, entre outras coisas, a troca do conhecimento. Você sempre é melhor em uma matéria do que o colega ao lado, e assim vice e versa. Nesse caso um pode ajudar o outro e ambos se aperfeiçoarem em suas dificuldades.

2- Dias de reunião

Não são aconselhadas reuniões esporádicas ou, antes da prova. O ideal é marcar a reunião do grupo frequentemente, no mínimo duas vezes por semana. Com mais tempo para os estudos em grupo fica mais fácil sancionar as dúvidas de cada um. Além disso, estabeleça o tempo em que ficarão juntos. O aconselhável é conciliar os estudos com atividades prazerosas em tempos de intervalos.

3- Auxílio para o mercado de trabalho

Faz parte do treinamento para o mercado de trabalho. Visto que uma das exigências empresariais é a busca por pessoas capazes de se relacionar em grupo.

4- Motivação

O grupo de estudo é responsável pela motivação para estudar e atualizar leituras, visto que ninguém quer ficar para trás em relação aos outros colegas. O estudo em grupo também proporciona a ajuda em apreender novas ideais e pontos importantes perdidos por falta de concentração.

5- Estabelecendo regras

É importante e beneficia o aluno o estabelecimento de regras entre o grupo. Pontos para não perder o foco e escolha do local de fácil acesso para todos os integrantes são fundamentais. O número de pessoas no grupo não teve ultrapassar 5, isso proporciona um bom rendimento nos estudos. Além disso, é necessários estabelecer a data ideal para todos e o tempo para o estudo.

6- Laços de amizades

Com a intimidade criada dentro do grupo de estudo, laços de amizades são inevitáveis. Isso tudo é gerado através da honestidade em dizer ao colega que ele está indo bem ou precisa estudar mais para acompanhar o ritmo dos demais. Dessa forma, mesmo que nem todos sejam amigos, a convivência gera um ciclo de amizade e todos poderão se ajudar sem vergonha.

O importante é que você consiga conciliar os benefícios gerados pelo estudo em grupo com a meta estabelecida, que é ter notas e passar no vestibular. Aprender estudar em grupo é fundamental para o desempenho de todos os integrantes.