fbpx

6 coisas que você pode fazer com a nota do Enem (a #6 é inacreditável)

A partir da próxima segunda-feira, dia 11 de janeiro, os estudantes que prestaram o Enem poderão fazer as suas inscrições nas universidades públicas do país. No entanto, além de concorrer a uma vaga na universidade, você sabe em quais outros momentos a nota do Enem pode ser utilizada?

Confira na lista a baixo, as funções do Enem e suas respectivas regras:

VAGA EM UNIVERSIDADES

universidades

As notas do Enem são usadas para selecionar alunos para as vagas em universidades federais e outras instituições de ensino.

Algumas universidades usam o Enem como único método de seleção, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), outras optam por fazer uma combinação entre as notas do Enem e seu próprio vestibular. O Sisu já recebeu a adesão da maioria das universidades e institutos federais.

PROUNI

PROUNI-2015

Para disputar uma bolsa de estudos no Prouni (Programa Universidade para todos), que varia de 50% a 100% do curso de uma instituição de ensino superior privada, o candidato precisa ter obtido nota mínima de 450 pontos no Enem e não pode ter zerado a redação.

FIES

fies-2016

Os estudantes que concluíram o ensino médio a partir de 2010 pode solicitar o financiamento estudantil, no entanto, para isso, é preciso que os mesmos tenham ter feito Enem, caso contrário, não poderão solicitar o benefício. Além disso, o candidato também precisa ter obtido no mínimo 450 pontos no exame nacional e não pode ter zerado a redação. O Fies pode ser solicitado pelo estudante em qualquer etapa do curso e em qualquer mês, sendo possível financiar os cursos de graduação bem avaliados junto ao MEC.

SISUTEC – SELEÇÃO PARA ENSINO TÉCNICO

Sisutec-2015-002

Os estudantes também podem se qualificar profissionalmente, de forma gratuita, em cursos técnicos oferecidos em instituições públicas e privadas pelo Sisutec. Para isso, os candidatos devem ter feito as provas do Enem. As notas no exame serão usadas para classificação dos concorrentes.

CERTIFICAÇÃO DO ENSINO MÉDIO (Não mais)

Para os estudantes que já completaram 18 anos e não concluíram o ensino médio podem conseguir a certificação de conclusão por meio do Enem. A pontuação mínima é 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na redação.

CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

programa-ciencia-sem-fronteiras

Os alunos também podem optar pelo programa do governo federal oferece bolsas de estudo para intercâmbios no exterior. As bolas são destinadas para alunos de graduação e pós-graduação. Para os estudantes que gostariam de participar da seleção de bolsas durante a graduação, é necessário ter feito qualquer edição do exame a partir de 2009 e obtido a média mínima de 600 pontos.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...