fbpx

5 Passos Para Fazer um Bom Resumo

Como Fazer um Resumo Eficiente: Professores e especialistas concordam em algo: só copiar o conteúdo não resolverá e não é técnica eficiente para estudo. Sim, eles têm razão. O resumo precisa ser o melhor amigo do estudante, pois influenciará no desempenho alcançado. São muitas matérias e centenas de conteúdos que é preciso assimilar em pouco espaço de tempo. Nesse cenário que se destaca a importância do resumo. Mas, lembrando mais uma vez: não basta copiar. Por isso, separamos os 5 passos para fazer um bom resumo que te auxiliará e resultará no melhor desenvolvimento dos estudos.

como fazer resumos de textos

1. Leitura: antes de fazer um resumo o passo mais importante é ler e reler o conteúdo a ser resumido, quantas vezes necessário for. A leitura, além de ser uma forma eficiente de estudar, também contribui para que você interprete o conteúdo de forma mais clara e objetiva.

2. Pontos: o segundo passo é encontrar no conteúdo a ser resumido os pontos chaves e os conceitos fundamentais do mesmo. Você não precisa resumir todo o texto, você precisa dos pontos importantes para assim assimilar o conteúdo. Ressalte a essência do texto e organize as ideias principais, reunindo palavras chaves e frases relevantes.

3. Esquema: o terceiro passo consiste em realizar um esquema que organize todas as ideias principais do assunto. Para isso, é preciso entender o que o texto está dizendo e como explicar o conteúdo. Uma dica é destrinchar os assuntos em tópicos, e assim desenvolver um esquema em que batendo o olho em uma única frase você se recorde de todo o conteúdo ligado a ela.

4. Interpretação: como dito várias vezes não basta copiar o texto. É preciso escrevê-lo com suas próprias palavras. Depois de ter realizado todos os passos ditos anteriormente, irá tirar nota 10 quando escrever com suas palavras. Comece pelo básico e vá distribuindo os assuntos principais.

5. Checagem: o último passo tem como objetivo verificar a eficácia do resumo. É preciso observar e analisar se o que foi exposto no resumo está de acordo com a opinião e conceitos apresentados pelo autor. Por isso, leia com atenção o que foi resumido para garantir a eficiência do mesmo.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...