fbpx

5 dicas para conciliar trabalho e estudos

Quem precisa conciliar o trabalho e os estudos para o vestibular ou Enem sabe como a rotina pode ser cansativa. Ter que se concentrar durante uma aula, após um dia estressante no trabalho é dureza. Por isso listamos 5 dicas para que você consiga passar no vestibular sem que seu rendimento no trabalho seja afetado.

trab-e-estudo

1 – Descanso

Quem tem uma rotina pesada de trabalhar o dia todo e estudar a noite precisa levar muito a sério o descanso. O ideal é dormir de 7 a 8 horas por noite e criar um ambiente escuro e silencioso para que seu sono seja tranquilo. É interessante também colocar o celular no silencioso para seu sono não seja interrompido durante a noite. Uma dica importante é excluir a função soneca da sua vida e acordar assim que o despertador tocar. Um bom banho e uma xícara de café preto com certeza darão mais ânimo para começar seu dia.

2 – Organize seu tempo

Trabalhar, estudar, comer, dormir, ter uma vida social e passar um tempo com a família e amigos. Parece muita coisa para se fazer em apenas 24 horas não é? Então é essencial que você organize seu tempo. Anote em uma agenda os compromissos do dia, aproveite cada intervalo para ler resumos, ou ler notícias pelo celular. Reserve mais espaço no final de semana para os momentos de lazer. Durante a semana se concentre nos estudos e no trabalho.

3- Concentração

Independente do que você tenha que fazer, esqueça o mundo lá fora e se concentre. A hora de estudar é hora de estudar, não deixe com que os problemas do trabalho afetem sua concentração na hora da aula e vice-versa.

4- Grupos de estudo

Quem não pode se dedicar integralmente aos estudos pode ser bastante beneficiado com os grupos de estudo. É ideal ter um companheiro de estudos, alguém para poder debater temas, trocar informações, revezar materiais, trocar experiências, sanar dúvidas, ser motivado e motivar.

5- Use a tecnologia a seu favor

Ao invés de perder tempo nas redes sociais, use seu tempo livro, seja no trânsito, ou na hora do almoço, para estudar, para ouvir aquela aula que você gravou e poder revisar a matéria, ter acesso aos noticiários e ficar por dentro do que está acontecendo no mundo, usando aplicativos que vão fazer com que você aprenda alguma coisa. Enfim, o universo na internet é repleto de opções que podem ajudar o vestibulando na hora de estudar. Aproveite!

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...