fbpx

19 perguntas muito importantes pra fazer antes de entrar na faculdade

Entrar na faculdade é uma escolha que envolve inúmeros fatores, que vão do gosto à responsabilidade. Mais do que uma etapa da educação, a faculdade é o pontapé inicial para vida profissional. Sendo uma grande oportunidade para aprender com as pessoas que estudam, trabalham e ensinam. Por isso, antes de você escolher para qual faculdade ir, é muito importante que você tenha uma lista de dúvidas e informações pertinentes a serem sanadas, para poder então, escolher com segurança o melhor curso e instituição para você.

Como será a minha rotina de estudos na faculdade? Qual o melhor horário para você estudar? Você mora longe da faculdade? Todos esses fatores interferem no momento de escolher a faculdade e devem ser levadas em consideração. Para conseguir aproveitar o curso, é necessário ter uma rotina e horários compatíveis com seus hábitos e condição financeira.

Por isso, separamos alguns questionamentos que você precisa saber, antes de entrar na universidade!

1 – Como serão as aulas? Você precisa se informar se as aulas serão baseadas em palestras ou em discussões. É bom saber também se os professores são acessíveis fora da sala de aula, e ainda se a faculdade oferece a opção de o aluno trabalhar junto dos professores em pesquisas de extensão, caso seu objetivo seja a vida acadêmica.

2 – Que tipo de estágios estão disponíveis? Conhecer as opções para estágio dentro do seu curso também é fundamental antes de iniciar a faculdade, pois o estágio é uma fase muito importante do curso e estar ciente disso antes mesmo de começar a graduação faz toda a diferença na vida estudantil.

3 – Existem oportunidades de estágio no exterior? Se você deseja fazer um intercâmbio durante a sua faculdade, é bom que você verifique se já oportunidades através da universidade, para fazer algum intercâmbio durante a graduação.

4 – Quero uma carreira acadêmica ou voltado para o mercado? A vida acadêmica atualmente tem apresentado inúmeras possibilidades de realização profissional, por isso, é bom que aluno saiba identificar qual a sua preferência, para o futuro, pois assim irá construir sua base acadêmica voltada para seus objetivos.

5 – Que tipo de estabilidade pretendo ter no meu trabalho? Se você adora viajar e detesta rotina, lembre-se de escolher uma profissão que lhe de essa liberdade. Fuja dos cursos que necessitam dedicação exclusiva. No entanto, se o seu desejo é uma vida estável, com horários fixos e rotina, a sua escolha também precisa ser pensada para tal.

6 – A faculdade exige algum trabalho voluntário? Alguns cursos exigem que o aluno dentro da grade curricular tenha feito algum trabalho voluntário durante o curso, por isso, a necessidade de conhecer bem a estrutura e exigência antes de escolher o caminho a seguir.

7 – É fácil o acesso a faculdade morando longe? Você também precisa verificar os meios de transporte para ir e voltar da faculdade.

É uma área segura? Que tipo de medidas de segurança existem na faculdade para garantir o bem-estar do aluno?

8 – Trabalhar ou fazer estágio? Vou conseguir estudar e ter um emprego em tempo parcial? Caso você precise de um emprego de meio turno, você antes precisa verificar sua carga horário, para conciliar ambas as atividades.

9 – A faculdade tem uma boa avaliação? A nota da faculdade e do curso que você pretende cursar é fundamental para você ter uma ideia da qualidade da educação na instituição.

10 – Qual a nota do MEC no seu curso? Ele dispõe de uma estrutura adequada para a aprendizagem?

11 – A faculdade possuí uma biblioteca bem equipada? Você precisa ter em mente que a biblioteca será a base para seus trabalhos, por isso, conheça a estrutura e disponibilidade dos materiais, antes de decidir a instituição na qual irá prestar vestibular.

12 – Algum departamento da universidade é conhecido por sua contribuição para a pesquisa? Verificar como a faculdade se comporta frente ao mercado acadêmico também fará a diferença na sua escolha, caso queira seguir alguma linha de pesquisa especifica

13 – Quanto tempo vou levar para me formar?

14 – Vou morar sozinho, dividir apartamento ou morar em uma república? Você precisa conhecer sua situação financeira e também personalidade, para saber se daria certo morar com pessoas desconhecidas, durante os anos em que está cursando a graduação.

15 – A faculdade oferece bolsas de estudo? Caso você precise de uma ajuda financeira, essa pode ser uma informação muito importante de ser checada antes de escolher a instituição de ensino mais adequada para você!

16 – Quais são os valores mais importantes da faculdade, e como ele demonstra isso aos alunos?

17 -Como estão os alunos que se formaram nesta faculdade? Como é ingressar em um mestrado, após a conclusão da graduação?  Busque informações também de como será a sua aceitação no mercado de trabalho, após a formatura! A faculdade tem um bom conceito?

18 – Quais as outras oportunidades estão disponíveis fora da sala de aula para reforçar o meu aprendizado, terei aulas práticas?

19 – Qual o diferencial que torna essa instituição mais adequada para as minhas necessidades e expectativas como aluno?

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...