fbpx

12 erros de português mais cometidos no vestibular

Até para nós, brasileiros, o português tem termos que nos confundem a todo instante. Os erros são encontrados com mais frequência na hora de escrever. Nas redações de vestibulares e ENEM, os erros de português encontrados não são apenas ortográficos, mas também de concordância, crase, acentuação, uso do hífen e outras regras que, muitas vezes, confundem os candidatos.

Veja os erros de português mais cometidos no vestibular:

erros de portugues

1- MAS E MAIS: o Mas, é uma conjunção com definição de oposição ou advertência. O Mais com a letra i é o mesmo do sinal +, com significado de quantidade.

2 – MAL E MAU: Mal é oposto de bem e mau de bom. Assim: mau menino (bom menino), mal feiro (bem feito).

3 – “Porisso”. O correto é, por isso. Por isso, são duas palavras. Devem ser usadas separadamente.

4- Mim: Muitas pessoas utilizam o termo ‘Mim ajuda’ no lugar de ‘Me ajuda’. Não se deve fazer uso do pronome Mim antes de qualquer verbo

5- Ditongos ‘ei’ e ‘oi’ perderam o acento nas palavras paroxítonas. O correto agora é: ideia, geleia, Coreia, boia, joia, jiboia.

6- Pleonasmo: “Vamos criar novas ideias” Está incorreto, pois criar e novas representam a mesmo sentido. O correto é utilizar apenas uma das duas palavras.

7- Sobre e Sob: “Ficou sobre a mira de um revólver”, o correto é sob que significa debaixo de algo. Sobre é o mesmo que em cima de algo ou a respeito.

8- Derrepente: o correto é de repente. Essa locução adverbial é escrita separada.

9- Começei: a escrita correta é comecei, com C. Vale lembrar que o uso de Ç não acompanha vogais E e I.

10- Em vez de / Ao invés de: vale lembrar que ‘em vez de’ significa substituição. E ‘ao invés de’ indica apenas o contrário. “Ele comeu carne em vez de ovos” e “Ao invés de sair, entrou”.

11-Menos e Menas: O correto é menos, que é um advérbio que não sofre flexão de gênero, Menas é INCORRETO.

12- Uso dos Porquês: Por que (por qual razão no início da frase e por qual motivo no meio da frase); Por quê (utilizado antes de qualquer ponto, tem que ser acentuado); Porque (conjunção casual ou explicativa, utilizada no lugar de Pois, Uma vez que…); Porquê (substantivo que tem significado de motivo e razão).

100 Erros mais comuns na língua portuguesa

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...