fbpx

Você conhece a Isenção de Taxas de inscrição dos vestibulares?

Atenção vestibulandos de plantão. Vocês conhecem a isenção de taxas de inscrição dos vestibulares? Já ouviram falar na possibilidade de não pagar a taxa de inscrição para concorrer ao vestibular? Pois bem, essa probabilidade existe e vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Na hora de fazer a inscrição para o vestibular, muitas Universidades oferecem aos alunos desconto percentual em cima do valor da taxa de inscrição cobrado, e outras vão além oferece desconto total na inscrição, ou seja, o candidato consegue fica isento dessa taxa. Por isso, é necessário muita atenção ao ler o edital do vestibular no momento de fazer a inscrição, visto que este é um ponto que tem variação de Universidade para Universidade, e é no edital que está explicado todos os detalhes. A taxa de inscrição também tem variação de uma instituição para outra, geralmente os valores partem de R$ 45 e podem chegar por volta dos R$ 100.

isenção da taxa de inscrição vestibular

No site de cada instituição, ou nos sites criados por eles para direcionar ao processo seletivo do ano, é onde o interessado pela isenção da taxa de inscrição irá encontrar a lista de todos os documentos que serão preciso apresentar na comprovação da renda familiar. A característica desse benefício, é que é direcionado para ajudar alunos carentes a participar dos vestibulares das faculdades públicas e privadas do País.

Mas não é qualquer aluno que pode receber o beneficio. Todas as instituições exigem critérios para selecionar os candidatos que não pagaram a taxa de inscrição ou terão um desconto em cima do valor cobrado. Geralmente, os critérios envolvem se o aluno estudou em escola pública e se estudou em colégios particulares com bolsa. Mas, o ponto primordial da exigência é o valor da renda familiar, que deve ser de 2 a 3 salário mínimos.

Para todo esse processo de solicitação de isenção da taxa de inscrição, a Universidade responsável pelo processo seletivo determina um prazo no edital oficial do vestibular para que os candidatos façam o pedido de isenção. Após a avaliação de todos os critérios, é publicado a lista, antes do prazo final para inscrição, com o nome dos candidatos que não precisam pagar a taxa ou os que deverão pagar apenas um valor parcial.

Devido ao fato de que o período de inscrição de várias Universidades brasileiras se coincide, é de toda responsabilidade do aluno prestar atenção nos sites das instituições que desejam estudar para obter todas as informações necessárias e não perder nenhum prazo estabelecido.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...