fbpx

Estudantes da rede estadual vão aprender alemão, italiano e turco

Depois do mandarim, do espanhol, do inglês e do francês chegou a vez de estudantes da rede estadual do Rio de Janeiro aprenderem turco, alemão e italiano. O modelo de Dupla Escola, em parceria com empresas, que já é adotado em 28 unidades como Nave e Nata, será estendido a pelo menos mais quatro escolas no ano que vem. Até 2018, a meta é levar a educação em período integral para 100 escolas.

Os alunos destas unidades terão opção de escolher entre o ensino técnico, de idiomas ou de competências para o século 21. Este último desenvolve habilidades como criatividade e trabalho em equipe.

O modelo de Dupla Escola, adotado em 28 unidades como Nave e Nata, será estendido para 4 unidades no ano que vem.

estudantes

Dependendo da unidade, estudantes terão a oportunidade de cursar Eletrotécnica, Biotecnologia, Automação, Mecatrônica, Reformas e Equipamentos, Gestão do Esporte, Tecnologias Digitais e Formação para o magistério em Libras. A meta do Governo é implantar ensino profissionalizante em todas as escolas estaduais até 2023. Para o secretário, Antonio Neto oferecer educação pública de qualidade, com multiplicidade de currículos, é o único caminho para atrair os jovens e mantê-los na escola. “Queremos que este seja o modelo para todas as nossas escolas do Ensino Médio”,afirma.

O método de aprendizagem, com professores em regime de dedicação exclusiva, será aplicado, no ano que vem, para estudantes do Ciep 218 – Ministro Hermes Lima, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A unidade terá Ensino Médio Intercultural Brasil-Turquia, com ênfase em Química e nas línguas inglesa e turca.

No Colégio Estadual São João, em Queimados, e no Ciep 111 – Gelson Freitas, em Mesquita, os alunos sairão com diploma de Técnico em Logística Comercial. O convênio será assinado com as Lojas Americanas e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A definição do quarto colégio a ser contemplado ainda está em fase de estudos. A previsão é que as inscrições para essas unidades estejam abertas no fim do ano ou no início de 2014.

A proposta é que elas repitam o bom desempenho dos demais colegas, que fazem estágios e são contratados pelas empresas parceiras. “Temos um estudo de escala pensado até 2023, para substituir, gradualmente, o atual modelo de educação básica do estado”, diz o secretário.

Mestres mais tempo nas escolas
Para ampliar a oferta de ensino em tempo integral na rede estadual o grande desafio é fazer com que os professores trabalhem numa única escola, em regime de dedicação exclusiva. “É imprescindível que eles permaneçam mais tempo na escola. Até para fazer o planejamento das aulas em conjunto com outros professores”, diz o secretário Antônio Neto.

Segundo ele, atualmente a maior parte (80%) dos mestres possui carga horária de 16 horas semanais. A meta, planeja ele, é aumentar a quantidade de docentes para regime de 30 horas semanais. Esforços têm sido feitos neste sentido. No mês passado, a Seeduc convocou 1.697 professores, sendo 982 para trabalhar 30 horas semanais, e 715 para 16 horas.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...