fbpx

12 profissões que vão deixar de existir no futuro

Pelo menos 47% dos empregos correm risco de desaparecer nos próximos 20 anos, de acordo cum uma pesquisa recente sobre empregabilidade. A justificativa está no avanço das tecnologias artificial e robótica, e as novas exigências do mercado de trabalho. Sendo assim, confira as 12 profissões que vão deixar de existir no futuro não muito distante.

Operador de telemarketing

Cada vez mais os atendimentos serão online, não existindo a necessidade de um operador físico para isso. Ou seja, os processos de autoatendimento serão cada vez mais simplificados.

Carteiro

A função de entregador de cartas tende a registrar uma forte queda de demanda e, consequentemente, de oferta de empregos. A justificativa se dá porque as pessoas estão utilizando mais e-mails, redes sociais e sistemas de pagamento on-line.

Reparador de relógio

As novas tecnologias permitem a atualização de novos modelos de relógios, o que diminui a necessidade de um reparador do acessório. Além disso, há queda no uso do relógio, visto que tudo que se precisa está no celular.

Agente de crédito

As empresas de crédito utilizam cada vez mais simulações de financiamentos diversos online. Os cálculos e opções comparativas são realizadas por sistemas automatizados, não necessitando de um agente de crédito.

Trabalhadores rurais

A tendência é de automação e o advento de máquinas guiadas via satélite. Isso é justificado pelo uso cada vez mais comum de máquinas que realizam várias tarefas com maior rapidez do que o trabalho manual.

Operador de caixa

A tendência de automatização, através do incentivo das relações de confiança entre consumidor e estabelecimento, exclui o uso de operadores de caixa. Muitas empresas já dispõem da técnica de autoatendimento.

Agente de viagens

Com o uso crescente da internet, diversas empresas fornecem on-line planos de viagens para turistas que desejam planejar suas férias sozinhos, o que reduz a contratação dos agentes de viagens para as lojas físicas.

Operador de maquinário

Com os avanços tecnológicos também fizeram com que as indústrias precisem cada vez menos desse tipo de profissional. Muitas empresas fazem a operação computadorizada.

Comissário de bordo

Com a redução no número de voos e a fusão de companhias aéreas, não há perspectiva de crescimento da demanda por comissários de bordo para os próximos anos.

Repórter de jornal

Em todo o mundo os jornais impressos estão mudando o seu formato para digital. Com isso, diminuirá também as vagas de emprego para repórteres de jornal impresso. Nesse caso, é preciso uma adaptação de mercado para continuar no emprego.

Fiscal e coletor de impostos

A redução dos recursos das agências que contratam esses profissionais resultaram no declínio das contratações. Eles também são afetados pelos avanços tecnológicos.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...