Dominio: vestibulandoansioso.com
Chave: 0c0a6669e2e7fc6262beffbe425902ff80ed73ff
Hora do cache: 1485226902
Vida do cache: 1486522899
Status: 1
Mensagem: Licença válida
Chave do Pedido: fdd683f02f25d188af2472229892918618806b80
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Enem

Segurança Enem 2016: Coleta de digitais e fiscalização de lanche!

Segurança Enem 2016: O início de novembro será marcado pelas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nos dias 5 e 6 de novembro, mais de 8,6 milhões de candidatos farão o exame em mais de 1,7 mil cidades. Pela primeira vez a segurança do exame contará com coleta de dados biométrico dos participantes, além disso, até mesmo os lanches dos candidatos serão vistoriados.

Segurança Enem 2016

Segurança Enem 2016 regras

De acordo com o Ministério da Educação, serão impressas 18 milhões de provas, que estarão em 77 mil malotes com lacres eletrônicos que registram o momento exato em que foram abertos, está pratica foi adotada para que o risco de fraude seja ainda menor.

Além disso, também será feito a coleta de impressões digitais dos participantes no dia do exame, pois a Polícia Federal tem um banco de digitais e poderá conferir se o participante é quem afirma ser e não outra pessoa.
A segurança do Exame também contará com detectores de metais e envelopes porta-objetos, onde os candidatos deverão colocar objetos como celulares, objetos eletrônicos e outros que possam comprometer a integridade dos exames. O envelope precisa ser lacrado e colocado embaixo da carteira. Outra medida tomada será a respeito dos candidatos que publicarem fotos ou mensagens dentro dos locais de prova, os mesmos serão desclassificados. O lanche dos candidatos também será vistoriado e a caneta permitida será em material transparente, na cor preta.

De acordo com a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Maria Inês Fini, todas as providências já foram tomadas para que as provas do Enem ocorram com sucesso. A preocupação é que neste ano os candidatos tenham segurança do local de provas, com o atendimento especial e o respeito ao nome social solicitado pelo aluno, quando for o caso.

O Enem é a oportunidade que todo estudante brasileiro busca para pode cursar uma instituição de ensino superior no país, por isso, a cada edição que passa o Inep busca aperfeiçoar ainda mais o sistema de segurança, com maior tecnologia e planejamento.

Maria Inês ainda ressaltou que o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), por meio do qual as instituições públicas de educação superior oferecem vagas a participantes do Enem, é a grande oportunidade para o candidato que faz o exame. “Eles podem concorrer, em igualdade de condições, às vagas nas nossas universidades, tanto públicas quanto particulares.”
Além disso, o Enem também está agregado ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que democratiza o acesso ao ensino superior, ou seja, mais uma oportunidade para que o aluno tenha acesso às universidades privadas.

O preparo e acompanhamento das provas envolve uma série de operações, nesta edição, serão 655,5 mil pessoas trabalhando nos dias do exame, entre coordenadores, chefes de sala, fiscais de apoio e funcionários dos Correios. Além da equipe interna do Ministério da Educação, participam do processo os ministérios da Defesa e da Justiça, o Exército Brasileiro, a Polícia Rodoviária Federal, as polícias militar e civil das unidades federativas, secretarias de segurança pública e Corpo de Bombeiros.

Lembre-se

Nos dois dias de prova (5  e 6 de novembro), os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. Os estudantes devem ficar atentos ao horário de verão e verificar na localidade onde moram o horário exato do exame. A aplicação das provas iniciam às 13h30.

 

Recomendados Para Você:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.