fbpx

Redação do ENEM:7 Erros que Você Não Sabe que Está Cometendo

Os 7 erros mais comuns na redação!

redação

A redação é um dos grandes temores da maioria dos vestibulandos, em algumas se não na maioria das universidades não adianta somente ir bem nas provas,tem que ir bem é na redação, pois ela que defini a aprovação dos candidatos. Você que está estudando para o vestibular ou ENEM 2014 deve ficar atento aos erros mais comuns cometidos nas redações, selecionamos os 11 erros que você pode estar cometendo na hora de escrever e não sabe.

1 – Uso de gírias

Este erro é muito comum e você pode comete-lo sem perceber, como estamos acostumados a usar o internetês, na hora de escrever podemos usar gírias da internet ou escrever palavras pela metade, tome muito cuidado com esse detalhe. A dica de redação é que você faça textos diários e sempre escrevendo a mão, assim não terá o corretor ortográfico entre outras ferramentas que auxiliam a escrita na web. Conheça algumas gírias comuns usadas na redação do ENEM 2013“né”, “daí”, “então”, “tá ligado”, “cara”,  “tipo assim”.

2- Palavras “bonitas” fora do contexto

Outro erro bastante comum é o uso de algumas palavras fora do contexto, usar palavras bonitas e difíceis na hora errada, isso pode prejudicar muito a sua redação e ainda fazer você parecer um idiota diante dos professores. Um dica da professora Simone Ferreira Gonçalves da Motta é não usar termos bonitos de modo errado, procure usar palavras de construção simples, fazer o simples, as vezes é bastante difícil.

3- “Esse assunto fica entre eu e você!”

Quando a preposição existe, neste caso “entre”, usa-se o pronome oblíquo. O correto é: entre mim e você ou entre mim e ti. Portanto, use pronome oblíquo tônico (mim, ti, si, ele, ela, nós, vós, si, eles, elas) após preposição: falava sobre mim, faça por nós, entre mim e você não há problemas, falavam entre si.

4- Mal e Mau

Você está mau ou mal para ir fazer o ENEM ?

Mau– É um adjetivo, que qualifica um substantivo, como ocorre no exemplo “lobo mau”. Você é um vestibulando mau ?

Mal– Pode ser um substantivo que indica algo nocivo, prejudicial, “O mal está presente nos filmes de terror” . Também pode ser um advérbio, “ele está mal de saúde”.

5 – Ler o tema da redação com pressa

Esse erro você não pode cometer, ele não é um erro técnico e sim uma falta de concentração ou excesso de ansiedade, quando receber o tema da redação leia e releia muitas vezes, se fizer com pressa pode cometer erros que colocarão em risco sua nota, os mínimos erros podem fazer você perder pontos necessários para a aprovação. Minha dica é que leia muitas vezes e formule o tema na sua cabeça, fora isso se prepare muito, leia todos os dias, livros, jornais, revistas e sites de notícias, quanto maior o domínio que você tiver sobre o assunto mais fácil sera para escrever sua redação.

6- Fugir do tema da redação

Outro erro que você pode cometer sem saber é sair fora do tema proposto, se o tema for “Estádios da copa do mundo” você tem que escrever sobre os estádios e não sobre a copa, obviamente que estão relacionados mas o foco tem que ser nos estádios, não vá escrever sobre jogos, jogadores e resultados, escreva sobre o prazo de entrega, orçamentos, nomes.

7- Usar frases imperativas

Instruções ou ordens ao leitor, como ¨faça isso¨ ou ¨aja desta maneira¨ são consideradas frágeis e fogem a discussão proposta pela redação. O ideal é organizar seus argumentos de forma que a reflexão e as conclusões sobre eles fiquem a cargo do próprio leitor.

Se você não comete nenhum desses erros, parabéns você está no caminho certo para ser aprovado, agora se você se encaixa em alguns desses erros procure elaborar várias redações durante os meses de estudo, isso vai te ajudar a mudar seu hábito de escrever e com certeza terá um melhor resultado no final dos estudos.

O erro que você comete não está na nossa lista ? Então deixe-o nos comentário!

 

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...