fbpx

Prova do Enem 2014: 12 dicas do que NÃO se deve fazer

Prova do Enem 2014

Prova-do-Enem-2014

A Prova do Enem 2014 é aguardada por vários estudantes brasileiros. Ele é o passaporte para várias universidades que o utiliza como forma de ingresso, além do PROUNI e SISU. Os nervos ficam à flor da pele, e algumas pessoas comentem erros que podem ser fatais para um bom resultado. Por isso, separamos os 12 erros mais comuns encontrados na prova do Enem. Aprenda e não erre:

1- Fugir do dissertativo-argumentativo: muitas são as redações elaboradas em forma de poema e narração. Porém, o texto exigido no Enem é dissertativo-argumentativo. Não insira técnicas de outros estilos textuais.

2- Uso de gírias: “tá ligado”, “cara”, “daí” são termos encontrados e que derrubam a nota da redação. Não utilize gírias e nem abreviações do tipo: vc, pq, p/ , tmb. Embora esses termos são utilizados no dia a dia, geram redução da nota da prova.

3- Concordância nominal: geralmente, o candidato usa o adjetivo e substantivo, que são ligados ao verbo sem concordância. A concordância deve se basear na relação do substantivo com o adjetivo. Não esqueça!

4- Desrespeitar os direitos humanos: os temas do Enem tratam de problemas sociais e ambientais, de relevância para a sociedade. Geralmente é apresentado um problema ao aluno e se cobra uma solução. Qualquer termo racista e que desrespeite os direitos humano, pode suspender a prova.

5- Palavras complicadas: os candidatos, em sua maioria, teimam em usar palavras complexas em contextos que não faz nenhum sentido. Seja objetivo, simples e escreva adequadamente no contexto solicitado.

6-Texto mal estruturado: Lembre-se em dividir o texto em Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. O erro está na falta do uso de conectivos em frases justapostas ou orações subordinadas, sem oração principal. Não comprometa a estrutura sintática.

7- Fuga da proposta: este é um erro eliminatório, mas que acontece com frequência. Se o tema da redação é a Fome no Mundo, não invente de escrever sobre as estrelas do céu, a primavera ou a beleza dos pássaros, por exemplo.

8- Erros de grafia: pode ser absurdo no seu ponto de vista, mas há erros do tipo letras minúsculas para nome de lugares, pessoas e até mesmo no início de frases. Acentuação inadequada também é um grande problema.

9- Crase: acentuação em lugares inadequados e ausência em momentos devidos. Estude o uso correto da crase.

10- Poucas linhas: Muitos já sabem que textos com apenas sete linhas são eliminados. Pode parecer bizarro, mas esse erro está entre os doze principais cometidos na redação do Enem. Então, se atende, use a folha de rascunho e elabore uma boa redação.

11- Generalização: um exemplo é o uso constante o senso comum. Tome cuidado com o uso dos argumentos clichês, que com exaustão perdem o valor. Não generalize o problema, nem mesmo a solução. “A população não acredita nos políticos”, é um exemplo de generalização.

12- Vírgula: é comum a utilização da vírgula na separação do sujeito, objeto direto e indireto, e verbo. Preste atenção, isso está incorreto!

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...