fbpx

Enem – Conteúdos mais cobrados no exame desde 2009

Levantamento feito por especialistas analisa 720 questões do Enem e aponta os conteúdos que mais aparecem nas provas.

A quantidade de conteúdo passada para os alunos do 3º ano do Ensino Médio e dos cursinhos pré-vestibulares é enorme. Muitos estudantes ficam ansiosos e pensam que não conseguirão dar conta de estudar tudo até a data do Enem. Por isso quando surge uma pesquisa apontando os conteúdos mais cobrados na prova, deve-se usá-la como um direcionamento para os estudos, buscando dar ênfase nos conteúdos que, geralmente, mais aparecem no Exame.

Com o auxílio de um time de especialistas, o site da revista Veja analisou as últimas quatro edições do Enem (incluindo a prova de novembro de 2012) e elaborou um ranking dos conteúdos mais recorrentes. O levantamento analisou 720 questões e serve como guia para estudantes que irão fazer o Enem.

enem 2015

A análise geral da pesquisa indicou, por exemplo, que na prova de ciências da natureza, são cobradas mais questões relativas a ecologia do que botânica, ou então mais questões relativas a eletricidade do que termodinâmica. Já na prova de linguagem, o aluno deve estar mais afiado em interpretação de texto do que gramática. Em matemática, as chances do candidato se deparar com funções e geometria são maiores do que equações elementares ou matrizes.

É importante lembrar que o Enem é uma prova de caráter interdisciplinar, ou seja, uma questão pode exigir conhecimento de diversas matérias. O levantamento feito pela Veja levou em conta essa característica: quando isso ocorre, a duplicidade foi indicada.

Além desse fator, é importante lembrar que o Enem foi criado em 1998 para, em 2009, transformar-se em vestibular e selecionar estudantes para universidades federais. Ou seja, as provas mais recentes pouco se parecem com a primeira prova do exame. Por isso a pesquisa leva em consideração apenas os exames aplicados a partir de 2009. Ainda assim, segundo os professores ouvidos, o estudante que está se preparando para o Enem deve se concentrar nas edições de 2010, 2011 e 2012. A prova de 2009 é a transição do antigo para o novo modelo, a primeira com 180 questões. “A avaliação de 2009 é um ponto fora da curva. Houve questões muito irregulares”, afirma o professor Luís Ricardo Arruda, coordenador do Anglo Vestibulares. “As provas que se seguiram são mais equilibradas e servem como ferramentas mais apuradas para a preparação dos estudantes.”

Veja abaixo os gráficos com os resultados do levantamento sobre o Enem

ciências da natureza - biologiaciências da natureza - físicaciências da natureza - químicaciências humanas - geografiaciências humanas - históriaciências humanas - humanidadeslinguagemEnem

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...