fbpx

Enem 2015- Inscrições, prova, gabarito e resultado

Ana Paula de Souza tem 17 anos e sonha em estudar direito. Para isso vem se dedicando ao ensino médio e estudando horas e horas em casa. Toda essa maratona é, para Ana Paula, uma ponte que a ligará ao seu futuro, visto que o seu preparo é para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015.

“Não posso perder o foco. Essa é a minha oportunidade de ingressar no ensino superior e seguir carreira de advogada. Portanto, sei que todo o sacrifício de me isolar dos amigos e das festas, será recompensado”, diz.

O Enem substituiu o vestibular tradicional em várias universidades públicas e particulares brasileiras. Além disso, é utilizado para acesso aos programas educacionais do governo, como o Programa Universidade para todos (Prouni). Tanto para Ana Paula quanto para os demais vestibulandos de todo o País, separamos informações sobre o Enem 2015. Não deixe para se preparar de última hora, fique atento às informações necessárias e programe-se.

Enem 2015

Quando começa o Enem 2015

SAIU! Preparem-se, vestibulandos, que agora é pra valer: as datas de inscrição e provas do Enem 2015 foram anunciadas hoje (14) pelo Ministério da Educação(MEC) em coletiva de imprensa. Além disso, o Enem 2015 também está cheio de novidades anunciadas pelo ministro e que a gente conta para você aqui no Desconversa!

No edital do Enem 2015, além do calendário completo com informações das datas e horários de todo o passo a passo do processo seletivo, o candidato também confere as informações básicas do que pode e o que não pode ser feito tanto no dia da prova, quanto antes mesmo da inscrição. Portanto, fique sempre atento ao site informado a cima para a divulgação do edital oficial do Enem 2015.

Em 2014, houve mais de 8 milhões de inscritos no Enem. Para este ano, a expectativa é de que o número cresça mais 30%. As inscrições para o Enem 2015 ocorrerão no final do mês de maio e começo do mês de junho, como em todos os anos anteriores. Já as provas devem ocorrer entre o final do mês de outubro, até a primeira quinzena do mês de novembro. Portanto, você já sabe dos seus compromissos com os meses citados a cima.

Passo a passo do Enem 2015

Enem 2015 2

O primeiro passo é realizar a inscrição, que deverá ser feita pelo site www.sitemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem. A taxa de inscrição Enem 2015 é de R$ 35, mas para alunos que irão concluir ou concluíram o ensino médio em escolas públicas a taxa é isenta. Bem como para aqueles que comprovarem carência. Os candidatos terão um prazo de 12 dias para realizar a inscrição.

Quando entrar no site, clique em inscrição Enem 2015 e esteja com todos os documentos pessoais em mãos, pois os mesmos serão solicitados. Bem como as informações educacionais.  Quando vou receber o cartão confirmação do Enem 2015? Após realizado a inscrição, os cartões de confirmação serão encaminhados para o endereço inserido através dos Correios. Mas, somente aqueles que tiverem a inscrição válida que receberam o cartão confirmação. Portanto, fique atendo ao realizar a sua inscrição e principalmente, confira se todas as informações preenchidas estão corretas e são verdadeiras.

A senha e o número de inscrição devem ser guardados, pois serão o acesso para acompanhar todo o processo seletivo e principalmente, se informar de onde será a realização da prova, caso o seu cartão confirmação não seja entregue.

As provas do Enem 2015 serão realizadas, como no ano passado, em dois dias, no sábado e no domingo. As datas serão divulgadas no edital oficial. Mas, a expectativa é que as mesmas sejam aplicadas entre o final do mês de outubro até a primeira quinzena do mês de novembro.

No total serão 180 questões de múltipla escolha, e uma redação dissertativa e argumentativa. As questões são divididas nas seguintes áreas de conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, e, Linguagem, Código e suas Tecnologias. No sábado são aplicadas as provas das duas primeiras áreas, e, no domingo das duas últimas mais a redação.

Resultado Enem 2015 

O resultado do Enem 2015 deverá ser disponibilizado a partir de janeiro de 2016. Para conferir o resultado, o passo a passo do site é mais simples. Entrando através do link direto http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/ o aluno precisa inserir nos campos exigidos o ano que precisa conferir o seu desempenho, o número do seu CPF, a senha cadastrada e um texto extra que aparecerá em uma imagem. Feito isso, clique em entrar e aparecerá o seu desempenho. Nessa página é possível, caso necessário, recuperar a sua senha e consultar o número da sua inscrição.

Depois do resultado do Enem 2015, o próximo passo além do Prouni, é ficar atento aos processos seletivos das instituições. Todas as universidades e institutos federais, e algumas universidades estaduais e particulares, utilizam o Enem como forma de ingresso para selecionar parte ou todas as vagas dos cursos que serão oferecidos.

Gabarito Enem 2015

Gabarito do ENEM 2015 vai sair no site oficial do ENEM INEP após o término da prova. Pode ser que o gabarito fique disponível no dia seguinte do exame que deve contar com quatro cores diferentes de prova, o que significa que são quatro tipos de gabaritos. Na hora de fazer a prova do ENEM o candidato deve preencher o seu gabarito com caneta azul ou preta para poder conferir depois o número de acertos.

Dicas para o Enem 2015 

Diante de tudo que foi dito e de todas as informações sobre o Enem 2015, não poderíamos nos despedir sem antes preparar algumas dicas para que você aproveitar e mandar bem nas provas do Enem 2015. Confira:

1- Antecedência: se prepare e estude com antecedência, não deixe para revisar conteúdo faltando um dia ou 30 minutos para as provas;

2- Atualização: leia jornais, revistas e assista, pelo menos, um telejornal por dia. Fique atento aos acontecimentos da atualidade, pois eles serão peça chave na prova do Enem 2015. E podem ser o tema da redação;

3- Pergunte: sempre que tiver alguma dúvida tanto em sala de aula quanto nos estudos sozinhos, resolva-as. Não fique em dúvida, pesquise e estude;

4- Descanse: a maratona de estudos também deve ser conciliada com horas de descanso e sono. Além disso, nos dias que antecedem as provas, descanse o corpo e a mente, que também precisam estar preparados.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...