fbpx

9 dicas de Filosofia para o Enem 2014

Dicas de Filosofia

Dicas-de-Filosofia

Para se se sair bem em filosofia na prova do Enem 2014 é preciso analisar importâncias, conceitos, características e ideais de política, moralidade, ética, contrato social, estado de natureza, e estado de sociedade. Confira 9 dicas de filosofia para um mulher preparo.

DICA 1: Movimentos sociais – o primeiro ponto é diferenciais agrupamentos de movimentos, isso porque agrupamento não tem organização. Há a possibilidade da prova pedir relações entre movimentos realizados no Brasil e a Primavera Árabe. Por isso, estude os movimentos estudantis de 1968; as Diretas Já de 1984; e as Caras Pintadas em 1992 e 2013. Além disso, os movimentos e protestos realizados durante a Copa do Mundo em 2014.

DICA 2: Metafísica – considerada a filosofia primeira, pois trata da investigação da origem de todas as coisas e o seu relacionamento com a realidade atual. Estude as subáreas da metafísicas e suas diferentes relações com o dia a dia; relacionamento dos seres na natureza e outros elementos do universo.

DICA 3: Teoria do Conhecimento – características e definições da teoria do conhecimento; formas de produção do conhecimento; limites da capacidade humana; conceitos de epistemologia.

DICA 4: Lógica – na filosofia é o ramo que busca o raciocínio perfeito. Por isso, estude a investigação e conclusões dos pensamentos; o que leva um individuo a concluir algo; identificação da lógica e os pensamentos incorretos e corretos.

DICA 5: Ética e filosofia moral – trata-se do estudo da moral. Estudos sobre ética; características e conceitos da filosofia moral; relacionar filosofia moral com temas da atualidade; morais que são certas ou erradas para a sociedade.

DICA 6: Filosofia política – aqui é fundamental relacionar a política na atualidade, seus escândalos e conceitos, com o estudo da origem da sociedade, da política, formação do Estado. Além disso, a relação entre instituições políticas e sociedade no geral.

DICA 7: Filosofia da arte – conceitos e características de estética; estudos das concepções estéticas e definição do que é belo.

DICA 8: Sociedade para Hobbes, Locke e Rousseau – relacionar o estado da natureza com as teorias de Hobbes, Rousseau e Locke. Além disso, a ideia das leis de que afirmam o senhor de um Estado; causa do medo da morte; egoísmo a partir da propriedade privada.

DICA 9:  Fé e a Razão – Proposto de São Tomás de Aquino e a harmonia entre corpo e alma, fé e razão, Igreja e Estado. Papel da razão; mistérios revelados pela fé.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...