Vagas Remanescentes do Prouni 2017: Como se candidatar as vagas

595

As bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni) foram abertas e podem ser realizadas pelo site do programa, através do endereço eletrônico www.siteprouni.mec.gov.br. Para as bolsas integrais foram disponibilizadas 17.730 vagas. Já para as bolsas integrais, que cobrem 50% da mensalidade, são 67.252 vagas.
Vagas Remanescentes do Prouni 2017

Vagas Remanescentes do Prouni 2017

Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário-mínimo e meio por pessoa. Para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários-mínimos por pessoa.

Para quem ainda não está matriculado na instituição de ensino pode se candidatar até 5 de abril. Mas, para quem já é aluno, o prazo é até 5 de maio. Por isso, antes de iniciar a inscrição será preciso realizar um cadastro no sistema de bolsas restantes.

Como se candidatar

Para se candidatar as vagas, é preciso acessar o site do Prouni www.siteprouni.mec.gov.br/ e clicar em Inscrição.  Poderá se inscrever o estudante que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, que tenha obtido, em uma mesma edição do referido exame, média aritmética das notas nas provas objetivas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.

Também poderá inscrever o professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, para os cursos com grau de licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica.

Ao entrar no site, caso seja o seu primeiro acesso, você deverá efetuar o cadastro no sistema de inscrição. No primeiro passo será necessário informar o número do CPF, Data de Nascimento e as letras indicadas na caixa ao lado. Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório.

Documentos necessários

Após esse processo, será necessário cadastrar um e-mail válido. É nesse e-mail que será recebido um link para validar o cadastro. O candidato precisa acessar o site de inscrições do ProUni com seu CPF e senha para escolher a vaga à qual pretende concorrer.

Assim que inscrito, o candidato terá dois dias úteis para comprovar a documentação necessário presencialmente na universidade onde solicitou a vaga remanescente. É a instituição que fará a análise e indicará se o candidato foi aprovado ou reprovado. Mas, é no site do Prouni que esse resultado será divulgado.