fbpx

Se você acertar 10 destas 12 perguntas, deveria tentar a Faculdade de Serviço Social

A carreira de Serviço Social tem foco na coletividade e integração do indivíduo na sociedade. O profissional dessa área é chamado de Assistente Social e atua no combate às desigualdades da sociedade, analisando, acompanhando e propondo soluções para melhorar as condições de vida tanto de crianças e adolescentes quanto de adultos. Está preparado para tal profissão? Confira o questionário abaixo, e se você acertar 10 destas 12 perguntas, deveria tentar a faculdade de Serviço Social.

Você gosta de ajudar o próximo?

Quando você ajuda diretamente alguém, isso faz com que você se sinta recompensado? A capacidade de ajudar diretamente alguém também é um desafio contínuo e às vezes não é fácil lidar com ele. Se você achar que está preparado para isso, deveria tentar a carreira de serviço social.

Você será capaz de lidar com os problemas dos outros?

É importante que em algum momento você parar para pensar sobre esta questão. Os profissionais dessa área devem aprender a lidar com os problemas dos outros, o desafio que nem todo mundo está pronto. Enquanto você não pode estar completamente certo de começar com a prática, pense se as suas habilidades estão combinadas com esse perfil profissional.

Você gosta de trabalhar em equipe?

A carreira de serviço social é baseada em trabalho em equipe. E sem trabalho em equipe, você não terá sucesso na enfermagem. Por isso, é preciso mostrar empenho no trabalho em equipe desde a faculdade. Você está preparado para isso?

Estou realmente motivado?

Há motivação na minha escolha? Antes de optar por este caminho, é preciso responder essa pergunta durante todos os ciclos da vida profissional. Esta corrida exige muito trabalho e, portanto, a motivação é essencial tanto para definir sobre o curso quanto para atar nele.

Você é uma pessoa flexível?

Sou flexível? Você deve se perguntar se você está pronto para trabalhar em horários e turnos incomuns. Isso inclui noites, feriados e fins de semana inteiros sem descansos. Em muitas áreas de atuação dessa profissão exige que você esteja disponível para atender as necessidades e exigências do trabalho.

Você é uma pessoa observadora?

Você precisa identificar as diversas questões sociais que um indivíduo ou a sociedade como todo está inserida. A sua avaliação irá complementar várias etapas de auxílio. Por isso, é preciso ser uma pessoa observadora e se atentar aos vários detalhes, mesmo que pequenos.

 Você está preparado para enfrentar situações difíceis?

Uma das mais difíceis tarefas do enfermeiro é ver morrer ou sofrer um paciente, e ainda ser capaz de agir com profissionalismo. Então, responda: você está preparado para enfrentar situações difíceis?

Você tem empatia?

Nesta profissão, ter a capacidade de se colocar no lugar do outro é crucial. Entender a dor do outro, suas aflições e anseios é essencial. Dessa forma, você vai ganhar a confiança das pessoas, uma característica que é essencial para a profissão.

Você é uma pessoa comunicativa?

Você precisa avaliar, antes de iniciar uma carreira de serviço social, suas habilidades de comunicação. Você deve ser capaz de comunicar situações claramente as pessoas e familiares, mas sempre com tato e audição sempre atentos.

Você é uma pessoa paciente?

Conforme explicado no item anterior, a essência do trabalho de um profissional formado em Serviço Social está no contato com outras pessoas. Para ser um bom profissional nesta área é fundamental ter paciência e inteligência emocional.

Você entende que cada pessoa é única?

Cada indivíduo é um mundo para descobrir o profissional dessa área é preciso entender isso. Você deve tratar cada pessoa na sociedade como única. Ela é parte de uma sociedade, mas tem de se relacionar com sua individualidade e compromisso de buscar uma solução para um problema individual.

Você tem capacidade de interpretação?

Quem deseja seguir carreira na área de Serviço Social deve ter gosto pela leitura e ter boa capacidade de interpretação e análises. Querer ajudar as pessoas é outra característica importante deste profissional.

 

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...