fbpx

Se você acertar 10 destas 12 perguntas, deveria tentar a Faculdade de Jornalismo

O jornalista trabalha na procura e na divulgação de informações através dos veículos de comunicação, como jornal, rádio, sites e televisão. É o profissional da notícia. Quem deseja seguir a carreira de jornalismo é preciso ter disposição e estar sempre atualizado. Se você acertar 10 destas 12 perguntas, deveria tentar a faculdade de Jornalismo.

Você é uma pessoa comunicativa?

Você precisa avaliar, antes de iniciar uma carreira de jornalismo, suas habilidades de comunicação. Você deve ser capaz de comunicar situações claramente e sempre com tato e audição sempre atentos. A comunicação é a característica fundamental do jornalista.

Você é uma pessoa observadora?

Você precisa identificar todos os fatos, observando sempre os dois lados de todas as histórias. A sua avaliação irá complementar todo o seu trabalho, conforme explicam jornalistas entrevistados. Por isso, é preciso ser uma pessoa observadora e se atentar á vários detalhes, mesmo que pequenos.

Você tem empatia?

Nesta profissão, ter a capacidade de se colocar no lugar do outro é crucial. Entender a dor do outro, suas aflições e anseios é essencial. Dessa forma, você vai ganhar a confiança de suas fontes e das pessoas que precisará manter contato. A empatia é característica fundamental de um bom jornalista.

Você é uma pessoa paciente?

Conforme explicado nos itens anteriores, a essência do trabalho de um profissional formado em Jornalista está no contato com outras pessoas. Para ser um bom profissional nesta área é fundamental ter paciência e inteligência emocional. O dia a dia de um jornalista é movido a correria e a paciência é fator crucial.

Você está preparado para enfrentar situações difíceis?

Uma das mais difíceis tarefas do jornalismo é cobrir todas as situações a sua volta, sejam elas fáceis, boas, difíceis ou ruins. Por isso, antes de escolher essa profissão responda a você mesmo se está preparado para enfrentar situações difíceis.

Você será capaz de lidar com os problemas dos outros?

É importante que em algum momento você parar para pensar sobre esta questão. Os jornalistas devem aprender a lidar com os problemas dos outros, o desafio que nem todo mundo está pronto. Como citado no item anterior, lidar com problemas é rotina na vida do jornalista.

Você tem capacidade de interpretação?

Quem deseja seguir carreira na área de Jornalismo deve ter gosto pela leitura e ter boa capacidade de interpretação e análise de textos e de falas. Em todo o momento da profissão, seja qual for a área de atuação, você precisará ter capacidade de interpretação.

Você busca lugares incomuns para trabalhar?

Os locais de trabalho de um jornalista são incomuns. Ele poderá atuar em centros de investigação, pesquisa, sala de aula, grandes redações. E ao mesmo tempo, terá contato direto com o meio ambiente, áreas urbanas e pessoas em qualquer lugar e em diversas situações.

Você é uma pessoa ética?

Algumas profissões são de grande responsabilidade e, por isso, exigem que o profissional sempre aja com respeito, compromisso e, é claro, de maneira sempre ética. E o jornalismo é uma delas, para ser um jornalista de sucesso e respeitado, você precisa ser uma pessoa ética.

Você busca inovação e informação?

Manter-se atualizado com as exigências do mercado e sempre pautar sua intervenção pela ética profissional é fundamental para evoluir na carreira. Por isso, é preciso buscar inovação para crescer no mercado de atuação.  O jornalismo está em constante movimento e atualização, o que deve ser acompanhado pelo profissional.

Você está preparado para assumir oportunidades de liderança?

Em muitos casos, uma carreira de jornalista levará a uma posição como líder em um determinado campo ou uma determinada organização. As oportunidades de liderança são gratificantes e abundantes, se você deseja ser um líder, aqui está um bom motiva para optar pela enfermagem.

Você gosta de leitura?

Pré-disposição para ler e acompanhar as notícias é essencial. O jornalista precisa ter uma visão do todo e usar para analisar a sua realidade, além de se preocupar com que acontece em todo o mundo.

 

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...