fbpx

Redação oficial- O melhor curso de redação

Redação Oficial é considerada a maneira pela qual o Poder Público redige suas comunicações. Este tipo de redação é caracterizado pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, formalidade, clareza, uniformidade e concisão. Portanto, tem como finalidade comunicar para que a mensagem seja transmitida e compreendida por todos. Mas, você pode tirar todas as dúvidas fazendo um curso na Escrever Online.

A redação é considerada o foco principal dos vestibulandos. Além de um texto argumentativo com o uso formal da língua portuguesa, é exigido, em algumas provas, elaboração de textos no padrão da Redação Oficial, que é bem diferente da redação dissertativa. Para que você possa se preparar melhor, separamos algumas das dúvidas e soluções em relação a este tipo de redação. Além disso, você pode tirar todas suas dúvidas fazendo um curso na Escrever Online.

Redacao oficial enem

Os itens mais cobrados na Redação Oficial é o padrão ofício, onde deve se elaborar um oficio e um aviso, elaboração de um parecer, uma ata, e um memorando. Quanto à concordância, a mesma deve ocorrer em terceira pessoa, pois o verbo deve concordar com o substantivo, que é o núcleo da locução. Em caso de adjetivação é preciso usar o gênero gramatical que se refere ao sexo da pessoa com quem está se comunicando, e não o substantivo. Além disso, os pronomes possessivos que se referem ao interlocutor devem ser na terceira pessoa.

Redação Oficial para vestibular

  1. Concisão: seja breve. Faça um texto que transmita muitas informações com poucas palavras. Mas, para isso acontecer você precisa dominar o assunto abordado.
  2. Impessoalidade: evite as impressões pessoais como “em minha opinião”, “eu acho que”, ou “e ai cara, tudo bem?”.
  3. Expressões artificiais: evite o uso de expressões artificiais e não os confunda com respeito. As expressões devem ser diretas e objetivas. Nada de “tenho a honra de”.
  4. Pronomes de tratamento: utilize de forma adequada esses pronomes. Use, por exemplo, Vossa Excelência no decorrer do texto se o mesmo for direcionado ao Ministro do Tribunal Superior.
  5. Fechos: além de fechar a redação, os fechos devem saudar também o destinatário. Precisa ainda da assinatura e identificação de quem está escrevendo. Pode ser usado dois fechos: atenciosamente (para alguém da mesma hierarquia ou inferior), e respeitosamente (para superiores, inclusive o Presidente).

Outra dica importante é começar a prova pela redação, assim aumentam as chances de pensamentos com clareza e produção de uma excelente redação oficial. Se o texto for produzido após a prova, corre o risco de o candidato estar com a cabeça quente e a pressionado pelo tempo. É importante ainda ler o tema proposto com atenção, pois uma interpretação errada pode gerar um texto inapropriado e correr o risco de anulação. Leia quantas vezes for necessário o tema da redação oficial.

Embora seja uma redação oficial, vale ressaltar que todo texto precisa ter introdução, desenvolvimento e conclusão. O parágrafo inicial, de um oficio, por exemplo, deve contextualizar a situação, e os seguintes apresentar argumentos, já o último a conclusão do que foi exposto. Na argumentação, use exemplos para fortificar cada ponto apresentado.

Redação dissertativa

A redação dissertativa tem como principal característica a defesa de uma ideia ou questionamento, que deve abordar o assunto determinado na prova de vestibular. Geralmente, é realizada a partir da introdução, seguido de desenvolvimento e conclusão. Na introdução é preciso apresentar os pontos que serão abordados e defendidos ao longo do texto.

Já o desenvolvimento, é quando se dilatam as ideais apresentadas na introdução, com argumentos convectivos e dados concretos. A conclusão é o desfecho de tudo que foi falado, baseado em argumentos. Aqui o aluno pode acrescentar suas opiniões para defender a ideia, desde que as mesmas sejam apresentadas com credibilidade e consistência, sem deixar para trás o formato de persuasão. Você pode também tirar todas suas dúvidas fazendo um curso na Escrever Online.

Aulas de redação

Nem sempre a Redação Oficial é abordada de maneira clara, por isso fazer aulas extras de redação é uma excelente opção. A redação é a combinação de frases e classes de palavras, por isso você precisa ficar atento e aprender gramática para a hora de escrever. Neste momento, o professor é a referência, e a gramática o caminho para escrever certo.

Procure aulas de redação criativas, e após você escrever sobre algum tema, pesquise sobre o mesmo, descubra opiniões diferentes sobre o assunto e depois corrige sua redação para verificar os erros, acertos e os pontos em que você precisa trabalhar ainda mais. Dúvidas surgem a todo o momento, e você pode tirar todas as dúvidas fazendo um curso na Escrever Online.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...