4 dicas valiosas para quem sonha em fazer intercambio

258

Intercambio

A busca pelo intercambio tem aumentado nos últimos anos.
A busca pelo intercambio tem aumentado nos últimos anos.

Conhecer novos lugares, pessoas, culturas, estudar e estagiar. Quem nunca sonhou com um destes conhecimentos? O intercambio vai além do simples fato de viajar para um lugar diferente. Essa alternativa adotada por estudantes permite também o estudo de uma nova língua, tradições, costumes e hábitos dos lugares visitados. Geralmente, o intercâmbio é organizado pela Universidade ou agências especializadas, e é oferecido de acordo com a idade, disponibilidade e necessidades do candidato. Conheça alguns pontos importantes, pós e contras alguns aspectos referentes ao intercambio:

1- Antes de viajar

faça uma lista de todas as coisas que você precisa providenciar. Assim fica mais fácil na hora de organizar as coisas para a bagagem e a documentação necessária. Pesquisar sobre o país para o qual você está indo é fundamental. Procure saber sobre o clima, cultura, custo de vida e costumes do lugar, para isso converse com pessoas que já foram ao local. É normal antes de viajar se sentir perdido, para melhorar essa situação converse com pessoas que também fizeram intercâmbio. Essa troca de dicas e experiência te acalmará, deixará mais preparado emocionalmente e facilitará o planejamento.

2- Hospedagem

Conheça os tipos mais procurados de hospedagem para intercâmbio. Alojamento Universitário: esse tipo de hospedagem é o mais barato e comum, possui acomodações simples, e é oferecido por instituições de ensino para que os estrangeiros possam se socializar. Hotel: considerada como a opção mais cara para intercâmbio, mais indicada para adultos, executivos ou casais. Hostel: é caracterizado pela maior possibilidade de interação entre turistas. Também possui preços agradáveis, descontração e informalidade. Homestay: é a acomodação mais popular do intercâmbio, pois permite maior interação entre os turistas e os nativos.

3- Tipos de Intercâmbio

Há vários tipos de intercâmbio para todos os gostos e necessidades, confira os mais populares. Ciência sem fronteiras: é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com Ministério da Cultura e Ministério da Educação. Esse tipo de intercâmbio trabalha com as melhores Universidades do mundo, ideal para aqueles que querem estudar. Curso de idioma: agências de intercâmbio disponibilizam várias opções de cursos para que estrangeiros aprendam o idioma no exterior. Au Pair: este tipo de intercâmbio é direcionado para meninas e intercala estudos, trabalho e muita diversão. High School: ideal para estudantes que desejam fazer o ensino médio em outro país para adquirir experiência e aperfeiçoar outro idioma.

4- Dicas de ajuda

É comum após decidir que deseja fazer intercâmbio surgir várias dúvidas e questionamentos. Para isso existem profissionais treinados. Nas agências especializadas, por exemplo, você encontra orientações direcionadas a estudos, trabalho ou fazer outras coisas no exterior. As agências oferecem pacotes completos e orientam deste a escolha do destino até a chegada em outro país. Além das agências existem eventos que saciam essas dúvidas, como a Feira do Estudante, ótima alternativa para pais e filhos ficarem tranquilos sobre a nova experiência.

Recomendados Para Você: