fbpx

Fies 2017- 2º semestre: Como solicitar

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) recebeu algumas mudanças para o ano de 2017. Houve redução para de 34,7% no valor máximo das mensalidades financiadas. O limite passa a ser de até R$ 5 mil por mensalidade. Para o segundo semestre deste ano, as inscrições ainda não foram liberadas. Mas, é preciso alguns cuidados para realizar a solicitação.

Fies 2017- 2º semestre: Como solicitar

Pode se inscrever o candidato que tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e tenha obtido média mínima nas provas de 450 pontos e nota acima de zero na redação. Também é necessário ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

Como solicitar o FIES 2017

A inscrição no FIES deve ser efetuada exclusivamente pela internet, através do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES), disponível no link www.fiesselecao.mec.gov.br. Para realizar a solicitação é preciso seguir o seguinte passo a passo:

1 – Inscrição

Para solicitar, o primeiro passo é entrar no site http://sisfiesportal.mec.gov.br/ e clicar em Inscrição. Será necessário informar o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), a data de nascimento, um endereço válido de e-mail e será preciso cadastrar uma senha que será utilizada sempre para acessar o sistema.

Para validar o cadastro, uma mensagem será encaminhada para o e-mail cadastrado. Após essa mensagem, será necessário informar mais dados pessoais, o curso e instituição de interesse.

2- Ativação

Caso pré-selecionado, o aluno deverá acessar o site http://sisfiesportal.mec.gov.br  e efetivar a inscrição. Será necessa´rio informar os dados de financiamento a ser contratado.

3 – Validação

Após concluir sua inscrição no SisFIES, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino, em até 10 (dez) dias contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição.

A CPSA é o órgão responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição.

4 – Contratação

Após a validação das informações, o estudante, e se for o caso, os seus fiadores deverão comparecer a um agente financeiro do FIES em até 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.

No ato da inscrição no SisFIES, o estudante escolherá a instituição bancária, assim como a agência de sua preferência, sendo o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal os atuais Agentes Financeiros do Programa.

Documentação para o FIES

A documentação deve ser apresentada pelo estudante à instituição bancária, é a seguinte:

Documentos do aluno:

  • Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) emitido pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do FIES (CPSA);
  • Termo de concessão ou de atualização do usufruto de bolsa parcial do ProUni, quando for o caso;
  • Documento de identificação;
  • CPF próprio e, se menor de 18 anos de idade não emancipado, CPF do seu representante legal;
  • Certidão de casamento, CPF e documento de identificação do cônjuge, se for o caso;
  • Comprovante de residência.

Documentos do fiador:

  • Documento de identificação;
  • -CPF;
  • Certidão de casamento;
  • CPF e documento de identificação do cônjuge, se for o caso;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de rendimentos, salvo no caso de fiança solidária.

Faculdades de participam do FIES

Confira algumas das principais instituições de ensino que costumam participar do FIES:

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...