fbpx

Entenda a diferença entre bacharelado e licenciatura

Talvez você não saiba, mas dependendo do curso superior que pretende fazer, terá de escolher entre duas modalidades: licenciatura ou bacharelado. Dependendo da escolha, a formação será ligeiramente diferente, já que cada segmento deve preparar um profissional apto para executar funções específicas. Mas antes de fazer a escolha, que tal entender de uma vez por todas as diferenças entre bacharelado e licenciatura?

bacharelado x licenciaturaPrimeiramente, é necessário ressaltar que nem todos os cursos oferecem as duas opções, muitos são apenas bacharelado, mas em outros, é necessário escolher. Quem opta pelo bacharelado terá uma formação universitária voltada especificamente para o mercado de trabalho em si, não poderá ser professor, por exemplo. Pode trabalhar com praticamente tudo dentro daquela área, mas não pode lecionar.

Por outro lado, quem escolhe a modalidade de licenciatura, sairá da faculdade pronto para lecionar para a educação infantil, ensino fundamental ou médio. As licenciaturas costumam ter duração de três ou quatro anos, e a estrutura curricular traz matérias voltadas para a formação de docentes.

Afinal, para quem quer dar aulas, não basta dominar o conteúdo, é necessário saber também como transmiti-lo para os estudantes e como lidar com os desafios bem peculiares que podem aparecer todos os dias em uma sala de aula. Essa, portanto, é a principal diferença entre bacharelado e licenciatura: o bacharelado forma profissionais para o mercado, a licenciatura forma professores.

Vamos entender com um exemplo prático a diferença entre bacharelado e licenciatura: o curso de química tem essas duas modalidades. Quem optar pelo bacharelado, poderá trabalhar em empresas, laboratórios de análises químicas ou como pesquisador. Já quem fizer esse mesmo curso, entretanto, escolhendo a licenciatura, ministrará aulas de química para alunos de ensino fundamental e ensino médio.

Se você quiser ter todas as possibilidades de carreira depois que se formar, vale a pena pesquisar faculdades que ofereçam a formação em licenciatura e bacharelado simultaneamente, que é possível para alguns cursos, como o de letras, por exemplo. Assim, você se forma e estará apto para dar aulas ou para ingressar no mercado de trabalho exercendo outras funções.

São poucos os cursos que oferecem a licenciatura, os principais são: matemática, letras, física, química, geografia, filosofia, pedagogia, educação física, ciências naturais, ciências biológicas, história, artes cênicas e artes visuais.

É muito positivo que haja essa diferença entre bacharelado e licenciatura, pois quem quer entrar em uma sala de aula e trabalhar com isso precisa de preparação. Não será apenas um físico, por exemplo, mas um docente, que irá ser a inspiração de muitas crianças e adolescentes, ajudando a construir sonhos e futuros melhores. Por outro lado, quem não quer ser professor, não tem a necessidade de aprender a elaborar um plano de aula, critérios de avaliação e outros conteúdos do gênero.

No entanto, se a sua intenção é ser um professor de nível universitário, não será o suficiente ter apenas uma licenciatura. Você vai precisar de, no mínimo, uma pós-graduação, que lhe garanta conhecimentos mais complexos. Algumas instituições de curso superior apenas admitem professores que tenham um mestrado.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...