fbpx

Engenharia de alimentos- O que é, faculdades e mercado de trabalho

O que é Engenharia de Alimentos?

Engenharia-de-alimentos
Profissional de engenharia de alimentos!

 

É um curso superior que forma profissionais que dominem as técnicas necessárias para produzir, conservar, armazenar e transportas alimentos industrializados. Quem faz o curso de Engenharia de alimentos aprende a conhecer, identificar e gerir todos os processos necessários para que a matéria-prima saia da indústria como um alimento pronto para ser consumido pelas pessoas.

O Engenheiro de Alimentos precisa ter uma visão global do processo, desde a seleção da matéria prima até o armazenamento e transporte corretos do produto industrializado, passando pelas formas de agregar valor àquela matéria-prima que foi selecionada.

Esse profissional também tem que ter características de um gestor e se preocupar em desenvolver tecnologias limpas para a produção de alimentos e em dar um destino correto e adequado para os resíduos que resultam do processo industrial.

Como é o mercado de trabalho?

O Engenheiro de Alimentos trabalha em um setor que sofre minimamente (isso quando sofre) com as crises econômicas. Afinal, em situações difíceis, as pessoas deixam de gastar com outras coisas, mas não com a alimentação! Como a população aumenta, é um segmento que está em crescimento, por isso, tem espaço para novos profissionais.

O maior mercado é nas indústrias de alimentos e de bebidas, onde o Engenheiro de Alimentos trabalha acompanhando a linha de produção para gerir o processo industrial. No entanto, embora essa seja a atribuição mais comum desse profissional, o mercado é mais amplo: é possível ser autônomo, prestando consultoria para as indústrias; trabalhar em controle de qualidade; gestão de resíduos; desenvolvimento de novos produtos e fiscalização de processos.

Para quem tem interesse de trabalhar nas indústrias alimentícias, a boa notícia é que elas estão presentes por todo o país, ainda que mais concentradas no sudeste. Na região centro-oeste estão as indústrias de carnes e soja, enquanto no nordeste, as que trabalham com processamento de frutas.

Faculdades de Engenharia de Alimentos

É possível encontrar faculdade de Engenharia de Alimentos em praticamente todas as regiões do Brasil, tanto públicas quanto privadas, basta pesquisar para encontrar as instituições mais próximas. Normalmente, o curso tem duração de cinco anos (por ser uma engenharia). Nos primeiros semestres, as matérias são mais gerais, como matemática, bioquímica, química e termodinâmica.

A grade curricular de engenharia de alimentos começa com as matérias mais específicas, voltadas para a profissão, como química de alimentos, mecânica dos sólidos, embalagem para sólidos, tecnologia de laticínios, tecnologia de carnes e pescados, fundamentos da nutrição humana e outras. É importante lembrar que pode haver uma pequena variação nas matérias de acordo com a faculdade de Engenharia de Alimentos.

Muitas instituições também exigem que o aluno cumpra um determinado número de horas de estágio obrigatório, para que aprenda a prática profissional enquanto ainda está na universidade. O trabalho de conclusão de curso também é uma obrigatoriedade para que o aluno conclua os estudos e pegue o diploma.

É uma área profissional bastante promissora, mas que exige muita dedicação e estudo durante o período da faculdade. O salário inicial é cerca de R$ 4.000,00.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...