fbpx

9 dicas de Química para o Enem

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão realizadas nos dias 8 e 9 de novembro. As questões de química são aplicadas na prova de ciência. Por ser famosa por gerar certo pânico nos estudantes, separamos algumas dicas relacionadas à química para auxiliar todos os estudantes que farão o Enem 2014. Confira as dicas e garanta um bom desempenho:

Dicas de Química

Dicas de quimica enem

1: Transformações químicas – estude misturas gasosas; volume molar dos gases; principio de Avogadro; lei dos gases; sistemas gasosos; destaques de transformações químicas e interpretação; equação geral dos gases ideais; conceito de molécula; reações químicas; tabela periódica; modelos atômicos; elementos químicos e átomos e sua estrutura.

 2: Materiais, suas propriedades e usos – neste ponto elabore sua planilha de estudos voltada para metais e ligas metálicas; classificação e características das substâncias químicas; tipos e métodos de separação de misturas; ligação e substâncias iônicas; substâncias moleculares e polaridade das moléculas; relação entre estruturas, aplicação e propriedade das substâncias e ligação covalente.

3: Água – foque sua atenção para concentração das soluções; classificação, nomenclatura e conceitos dos sais, ácidos, bases, óxidos; reações com metais e neutralização; aspectos qualitativos das propriedades das soluções e sistema em solução aquosa.

4: Transformações químicas e energia – transformações químicas e energia calorífica, nucleares e conceitos de radiatividade; fusão nuclear; pilha; lei de Hess; desintegração radioativa e eletrólise.

5: Dinâmica das transformações químicas – transformações químicas e velocidade; energia de ativação; transformações químicas e velocidade e fatores que alteram a velocidade de reação.

6: Transformações química e equilíbrio – aplicação da velocidade e do equilíbrio químico no cotidiano; produto iônico da água e equilíbrio ácido, base e ph; fatores que alteram o sistema em equilíbrio.

7:  Compostos de carbono – conceitos dos compostos orgânicos e funções orgânicas; fermentação; estrutura de orgânicos nitrogenados; amido, celulose e glicogênio; polímeros e macromoléculas e compostos orgânicos oxigenados.

8: Química relacionada com tecnologias, meio ambiente e sociedade – estude e leia sobre química no cotidiano, nos alimentos, na agricultura, no ambiente; poluição atmosférica; poluição da água e contaminação do ambiente. Além disso, aspectos tecnológicos, científicos, industriais e ambientais.

9: Energias químicas no cotidiano – bicombustíveis, petróleo; gás natural; carvão; madeira; biomassa; lixo atômico e impactos ambientais de combustíveis fosseis. No mais, é importante que o candidato domine o conteúdo de química e relacione-o com questões do cotidiano.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...