fbpx

Descubra Porque a Leitura Não é a Melhor Forma Para Estudar

A leitura traz aos vestibulandos vários benefícios, conforme já explicamos inúmeras vezes no site. Mas, para alguns especialistas ela não é a melhor forma para se estudar. Eles afirmam que as técnicas com maiores eficiência são os testes práticos, que podem identificar o que o aluno está indo bem e os pontos que precisam de aperfeiçoamento, como os simulados. Outra técnica defendida como mais benéfica do que a leitura é a organização dos estudos, ou seja, planejar para não deixar para próximo das provas.

A técnica de leitura ou releitura é considerada de baixa eficiência. Mesmo sendo de fácil realização, quando comparada a outras técnicas que podem ser utilizadas para aperfeiçoar os estudos para o vestibular, ela é ineficaz. Especialistas afirmam que não adiante ler, reler e ler de novo um conteúdo se não consegue absorver o conhecimento.

leitura

Porém, como esta é um técnica ainda bastante utilizada pelos estudantes e indicada por outros especialistas, é importante se atentar para algumas dicas para que possa utilizá-la de forma melhor e que supra realmente as necessidades do vestibulando. Primeiro o essencial é uma pausa entre dois e quatro dias entre a leitura e a releitura. Pois, assim é possível absorver as informações necessárias.

Assista este vídeo, ele vai te ensinar a melhor técnica de estudos, o grande segredo dos aprovados nas melhores universidades e cursos mais concorridos, você vai ficar de queixo caído…

Outras técnicas 

Diante de tal fato, os especialistas citam algumas técnicas que devem ser utilizadas antes da leitura e que apresentam ser mais eficientes. Confira:

1- Testes práticos: responda a questões sobre o conteúdo estudado;

2- Cronograma: programe um cronograma de estudos que serão distribuídos;

3- Perguntas: questione sobre o assunto estudado e obtenha respostas;

4- Intercalação: estudo conteúdos de diferentes disciplinas intercalados;

5-Resuma: faça resumos do que foi estudo e reescreva com suas próprias palavras;

6- Grifar: grife nos textos os pontos de mais relevância e importância do conteúdo;

7- Imagens e textos: associe imagens e desenhos com o conteúdo estudado. Assim você poderá formar uma narrativa com facilidade.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...