fbpx

5 Fatores Pouco Conhecidos que Podem Afetar Seu desempenho nas provas

Pode parecer estranho, mas existe um grande número de pessoas que acaba indo muito mal nas provas mesmo sabendo o conteúdo e dominando completamente a matéria em questão. Esses surtos que impedem um bom desempenho final podem ser gerados por vários motivos, mas, na maioria das vezes, eles envolvem um mesmo assunto: desatenção.

Quem acha que isso é exagero ou conversa fiada, só precisa lembrar da incrível marca de 500 mil pessoas que zeraram na redação do ENEM em 2014. E isso que o assunto era publicidade infantil, ou seja, algo bem debatido ultimamente, mas que as pessoas não conseguiram desenvolver o tema da maneira que era esperada pelos avaliadores.

Pode até ser que algumas dicas não se encaixem no seu perfil. Ainda assim, não custa nada observá-las, afinal, quanto mais ajuda para aumentar o desempenho nas provas, melhor.

1 – Perder o foco da matéria

sdf (19)

Quando você está fazendo uma prova, sempre existe a chance de você ter uma pergunta que abrange outras áreas do conhecimento que está sendo avaliado. Em um caso desses, tente formatar o seu cérebro para a matéria em questão, esquecendo quais os pontos de vistas de outras áreas do conhecimento, mesmo que você concorde mais com eles.

Uma boa dica em um caso desses é tentar pensar com a cabeça do avaliador: ele é da história? Pense como ele. Da matemática? Pense em fórmulas, não em teorias e assim por diante.

2 – Não ter empatia por quem está aplicando a prova

Você sabe o que é a empatia? É a capacidade de sentir como outra pessoa. No caso de uma avaliação, seu objetivo é se sentir como a pessoa que elaborou as questões que estão à sua frente. Se no seu caso, você não conseguir desvendar esse segredo, a probabilidade de errar questões – principalmente referentes à interpretação, são grandes.

3- Ser incapaz de manter o foco

Com o advento da internet, das redes sociais e dos instant messengers, é cada vez mais comum ver pessoas que não conseguem manter o foco em um assunto específico. Com isso, aumenta a chance de você perder o foco, pensando em assuntos irrelevantes para a avaliação e podendo cometer erros bobos, que você nem percebe fazer. Os mais comuns desse gênero são os erros ortográficos e de acentuação. Cuidado com eles.

4- Não conseguir ler as entrelinhas

Percebeu que nos dois primeiros fatores foram utilizados hifens e nos dois últimos fatores foram utilizados dois pontos? Pois esse é um tipo comum de desatenção. Principalmente em provas de questões com enunciados compridos, a tendência é que nas próprias entrelinhas esteja a resposta. Cabe a você conseguir ler, reler e interpretar o que é pedido, aumentando a chance de acerto.

5- Reler o que escreveu

Prova é um teste complexo, feito não para medir o quanto você sabe, mas sim o quanto você consegue expressar que sabe. Como tal, reler o que foi registrado no papel permite ajustar o que foi escrito, melhorando seu desempenho e ainda aumentando a chance de corrigir qualquer desatenção.

administrador
administrador
Aprenda como passar no vestibular com as dicas de quem já foi aprovado em mais de 100 vestibulares nos últimos anos.

Mais lidos

Arroz de Natal bem recheado e cremoso feito no forno

Para fazer arroz de natal iremos precisar para o arroz, linguiça calabresa, milho verde em conserva, bacon, cebola, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitonas verdes,...